sexta-feira, 13 de março de 2009

Princípios básicos de economia para pseudo-economistas e pseudo-jornalistas

Pseudo-economistas e pseudo-jornalistas papagaiam por ai que a política econômica do Governo Lula é a continuação da política do Governo FHC. Eles dizem, mas é mentira!

A economia de qualquer país é representada por um negócio chamado Balança de Pagamentos, que é composta pela Balança Comercial e pela Balança de Capitais. A soma das duas é sempre zero, pois se a Balança Comercial for favorável, esse saldo será depositado em uma poupança na Balança de Capitais. Se a Balança Comercial for desfavorável, as reservas da poupança da Balança de Capitais serão usadas para equilibrar a conta. Quando o país não tem reservas para equilibrar a conta, então ele quebra... Simples assim.

Durante o Governo FHC, a Balança Comercial foi desfavorável e, para equilibrar a conta, os tucanos venderam um monte de multinacionais. Quando não puderam mais vender, pediram empréstimos ao FMI. Resumidamente, no Governo FHC a Balança de Pagamentos foi garantida pela Balança de Capitais.

No Governo Lula, a Balança Comercial é favorável, ou seja, teve superávit. Por isso, o Brasil não deve mais para o FMI, não tem dívida externa e suas reservas são sempre crescentes. Resumidamente, o contrário do Governo FHC.

Enquanto os tucanos fizeram de tudo para desregulamentar a economia e atrair investimentos estrangeiros, o Lula investiu na produção e garantiu uma economia mais forte. Se o Brasil tivesse uma política economia igual a do Governo FHC, o País teria sido um dos primeiros a escorrer pelo ralo com essa crise mundial.

O que é igual entre o Governo Lula e FHC é a política monetária (esses juros absurdos), até porque o Presidente do Banco Central é tucano: Henrique Meirelles até foi eleito Deputado Federal em Goiás pelo PSDB (agora deve ter se desfiliado)...

(Balança de Pagamentos na página do Banco Central)

**********
De Cotia-SP.

2 comentários:

  1. Mas ainda tem dívida externa, não? E a dívida interna?

    Eu não sei bem a diferença, rola você me explicar? :D

    ResponderExcluir
  2. Ainda vou escrever um artigo sobre esse tema das Dívidas Externa e Interna.

    Enquanto isso, sugiro um bom texto do Blog do Favre: http://blogdofavre.ig.com.br/2008/02/governo-lula-livra-brasil-da-divida-externa/

    ResponderExcluir