Pseudo-economistas e pseudo-jornalistas papagaiam por ai que a política econômica do Governo Lula é a continuação da política do Governo FHC. Eles dizem, mas é mentira!
A economia de qualquer país é representada por um negócio chamado Balança de Pagamentos, que é composta pela Balança Comercial e pela Balança de Capitais. A soma das duas é sempre zero, pois se a Balança Comercial for favorável, esse saldo será depositado em uma poupança na Balança de Capitais. Se a Balança Comercial for desfavorável, as reservas da poupança da Balança de Capitais serão usadas para equilibrar a conta. Quando o país não tem reservas para equilibrar a conta, então ele quebra... Simples assim.
Durante o Governo FHC, a Balança Comercial foi desfavorável e, para equilibrar a conta, os tucanos venderam um monte de multinacionais. Quando não puderam mais vender, pediram empréstimos ao FMI. Resumidamente, no Governo FHC a Balança de Pagamentos foi garantida pela Balança de Capitais.
No Governo Lula, a Balança Comercial é favorável, ou seja, teve superávit. Por isso, o Brasil não deve mais para o FMI, não tem dívida externa e suas reservas são sempre crescentes. Resumidamente, o contrário do Governo FHC.
(Balança de Pagamentos na página do Banco Central)
Mas ainda tem dívida externa, não? E a dívida interna?
ResponderExcluirEu não sei bem a diferença, rola você me explicar? :D
Ainda vou escrever um artigo sobre esse tema das Dívidas Externa e Interna.
ResponderExcluirEnquanto isso, sugiro um bom texto do Blog do Favre: http://blogdofavre.ig.com.br/2008/02/governo-lula-livra-brasil-da-divida-externa/