quinta-feira, 5 de março de 2009

Metrô de São Paulo, me engana que eu gosto

Nos vagões do Metrô de São Paulo cintilam propagandas reluzentes sobre a suposta “Revolução sobre Trilhos” que o Governo Serra alega estar promovendo. Após quatro gestões a frente do estado mais rico do Brasil, o PSDB insiste em tentar nos convencer que está promovendo uma revolução... Só se for no sentido do desmonte do Metrô.

Em seus catorze anos de governo, os tucanos construíram apenas 11 quilômetros de metrô, a pior média de todos os tempos. Sem se falar na estação que desabou e levando consigo sete vidas. Por falta de investimento, o Metrô atinge apenas 61,3 km, o que, além de insuficiente para nossos 11 milhões de habitantes, é uma cobertura medíocre comparando-se com os 83,2 km do metrô de Santiago (com meros 5,5 milhões de habitantes). E ambos começaram a ser construídos na mesma época.

Por outro lado, durante os sucessivos mandatos tucanos, a tarifa subiu, e muito! De 1995 a 2000 foram 128,01%, a partir daí, a tarifa sofreu cinco reajustes. Agora chega a R$ 2,55... E o Governador Serra ainda tem a cara de pau de dizer que esse aumento é necessário para a expansão.

Por fim, a picaretagem maior é propagandear que o aumento vai servir para custar 240 km com “qualidade de metrô”. Atenção ao detalhe: o aumento da tarifa do Metrô não vai simplesmente garantir a expansão do metrô, já que parte dessa “expansão” é a mera adaptação da rede sob trilhos já existente para a “qualidade de metrô”.

Do jeito que nosso metrô anda combalido, em breve corremos o risco de que o termo “qualidade de metrô” passe a ser pejorativo.


http://www.metro.sp.gov.br/expansao/teexpansao.shtml

http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid237779,0.htm

http://www.metroviarios-sp.org.br/noticia_mais.asp?cod=1091

**********

De Americana-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário