quarta-feira, 18 de março de 2009

Luto pela comunidade Discografias

No último dia 15 de março, após meses de batalha, uma das comunidades mais populares do orkut fechou as portas. Trata-se de Discografias Completas, com mais de 900 mil membros. Os moderadores da comunidade não agüentaram as pressões e ameaças da APCM - Associação Anti-Pirataria Cinema e Música.

A comunidade apenas organizava as indicações de onde se poderia fazer download (que o Aldo me perdoe) de discos de música. Em geral, os discos e as músicas estavam (e a maioria ainda está) hospedados em páginas como www.rapidshare.com, www.megaupload.com ou www.4shared.com, entre outras. Na comunidade Discografias havia até um índice organizado em que os membros publicavam uma indicação para o link onde estava a música.

Ao bem da verdade, a comunidade, seus moderados e membros não cometiam crime algum no orkut. Se existia algum desrespeito aos direitos autorais, certamente este era cometido pelas comunidades que hospedavam as músicas. Mas a APMC achou mais prudente ameaçar o elo fraco da corrente.

Enfim, a comunidade fechou suas portas (continua no ar, como forma de protesto) e em seu lugar já surgiram outras. A recém-criada comunidade Odeio a APCM já cresce a olhos vistos (apesar de estar bem longe dos 900 mil membros da Discografias).

**********
De Cotia-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário