sexta-feira, 20 de março de 2009

Marolinha é o caralho! Meu nome agora é Zé Pequeno, porra!

Graças ao Governo Lula, que priorizou investimentos no setor produtivo e o retomou o papel interventor do Estado na economia, a Crise Mundial vai atingir o Brasil de maneira menos violenta do que no resto do mundo. Atualmente, o País tem fortes reservas internacionais e uma sólida economia, não sendo arrastado por qualquer crise na periferia do sistema, diferente do que ocorria, com freqüência, nos anos de FHC, como nas crises do México, da Rússia e da Tailândia.

Apesar de todos esses pontos positivos, engana-se o Presidente ao dizer que apenas uma marolinha irá nos atingir. O atual modelo econômico é soberano e baseado no saldo positivo da balança comercial, ou seja, nas exportações. Apesar das iniciativas de diversificação dos nossos parceiros comerciais, os nossos principais compradores continuam sendo os países centrais do Capitalismo, Estados Unidos e Europa. Por estarem em crise, nossos compradores não vão ter dinheiro para adquirir nossos produtos, atingindo em cheio o centro da nossa economia.

O cenário é negativo, inclusive os indicadores já apontam para a desaceleração do crescimento, mas não é desolador. Graças às reservas internacionais, à atuação do Estado na economia e à diversificação das parcerias comerciais o Brasil não deve submergir totalmente na crise. Diante disso, apesar da frase infeliz, a atuação soberana do Presidente Lula como timoneiro da economia Brasileira é merecedora de aplausos.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário