segunda-feira, 9 de março de 2009

Transporte individual: a opção da cidade de São Paulo

Segunda-feira, dia 09 de março. O Carnaval já se foi e o ano começou de verdade. Com 116 km, São Paulo bate um novo recorde de trânsito. Apesar disso, 60,72% dos paulistano não tem do que reclamar, visto que foram eles que elegeram o prefeito Gilberto Kassab, do DEMo. Ao escolherem Kassab, a cidade de São Paulo fez uma opção clara pelo transporte individual em detrimento do transporte coletivo.

A cidade chegou ao limite de sua capacidade de ter carros. Por mais que haja túneis, pontes ou free-ways sobre as marginais, o tráfego não tem por onde escoar. A única alternativa é tirar os carros. Mas para tirar os automóveis, alguma opção precisa ser oferecida à população.

Todos gostam de falar que o Metrô é a solução mágica para os problemas de trânsito. Apenas esquece-se de que sua construção é lenta, ainda mais sob a batuta dos tucanos... E, enquanto isso, ficamos todos congestionados.

Nas eleições de 2004, opuseram-se dois projetos de cidade. O de Marta Suplicy priorizava a construções de corredores de ônibus em detrimento do transporte individual. O de Serra-Kassab priorizava os automóveis, tanto é que paralisou as obras dos corredores, aumentou as tarifas e derrubou a qualidade.

Em 2008, ao reeleger Gilberto Kassab, a cidade fez sua opção por andar de carro. O mais grave é que, sem investimentos no transporte público, ficou inviável se locomover dessa forma. Ou seja, quem tem condições de usar carro, vai ser obrigado a usar. Mais carros nas ruas resultam em mais trânsito, e assim a cidade pára.

O trânsito de São Paulo só vai melhorar quando for mais rápido usar o transporte público. Mas, para isso, os corredores de ônibus vão ter que ocupar o espaço dos automóveis. A tarefa é convencer a classe-média a abrir mão de seu conforto para derrotar o caos no tráfego. Se formos nos basear nos últimos resultados eleitorais notaremos que, infelizmente, preferem ficar confortavelmente engarrafados que que viajando velozmente pelos ônibus.

**********

De Cotia-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário