Segunda-feira, dia 09 de março. O Carnaval já se foi e o ano começou de verdade. Com
A cidade chegou ao limite de sua capacidade de ter carros. Por mais que haja túneis, pontes ou free-ways sobre as marginais, o tráfego não tem por onde escoar. A única alternativa é tirar os carros. Mas para tirar os automóveis, alguma opção precisa ser oferecida à população.
Todos gostam de falar que o Metrô é a solução mágica para os problemas de trânsito. Apenas esquece-se de que sua construção é lenta, ainda mais sob a batuta dos tucanos... E, enquanto isso, ficamos todos congestionados.
Nas eleições de 2004, opuseram-se dois projetos de cidade. O de Marta Suplicy priorizava a construções de corredores de ônibus em detrimento do transporte individual. O de Serra-Kassab priorizava os automóveis, tanto é que paralisou as obras dos corredores, aumentou as tarifas e derrubou a qualidade.
Em 2008, ao reeleger Gilberto Kassab, a cidade fez sua opção por andar de carro. O mais grave é que, sem investimentos no transporte público, ficou inviável se locomover dessa forma. Ou seja, quem tem condições de usar carro, vai ser obrigado a usar. Mais carros nas ruas resultam em mais trânsito, e assim a cidade pára.
O trânsito de São Paulo só vai melhorar quando for mais rápido usar o transporte público. Mas, para isso, os corredores de ônibus vão ter que ocupar o espaço dos automóveis. A tarefa é convencer a classe-média a abrir mão de seu conforto para derrotar o caos no tráfego. Se formos nos basear nos últimos resultados eleitorais notaremos que, infelizmente, preferem ficar confortavelmente engarrafados que que viajando velozmente pelos ônibus.
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De Cotia-SP.
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