segunda-feira, 23 de março de 2009

Torcedor de Carteirinha

Cenas de violência nos estádios de futebol são o tipo de propaganda negativa que o Brasil não precisa quando se propõe a sediar uma Copa do Mundo. Preocupado com isso, Orlando Silva, o Ministro dos Esportes, propôs a tal Carteira de Identificação do Torcedor. A idéia é similar ao Football Act, implementado na Inglaterra em 2000, que proíbe de ingressar em um estádio por dez anos os torcedores que se envolverem em confusão, sendo obrigados a se apresentarem à Justiça na véspera de cada jogo.

Os cartolas, o Clube dos 13 e a ampla maioria da imprensa esportiva imediatamente se colocaram contra a Carteirinha. Alegam que tal medida, além de não resolver o problema, geraria apenas mais um transtorno para o torcedor. Mas enfim, o que propõem eles de alternativa? Apenas criticar as decisões do Ministro certamente não vai resolver o problema da violência.

Além da Carteira de Identificação do Torcedor, o pacote do Ministro Orlando Silva ainda propõe a tipificação dos crimes de tumultos, quebra-quebra, manipulação de resultados e venda ilegal de ingressos para as partidas, além de responsabilizar as torcidas pelos atos dos associados nos estádios, cercanias e nos trajetos para os jogos. Por fim, obrigará os estádios a manter condições adequadas de segurança, proteção contra incêndios e condições sanitárias.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário