quinta-feira, 26 de março de 2009

As articulações pelo Senado

Hoje no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo foi celebrado o aniversário de 87 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Trata-se do mais antigo partido ainda em funcionamento no País. O PPS também reivindica a data, pois tem sua origem no antigo Partidão, o PCB.

Na celebração do PCdoB estavam políticos de vários partidos, com destaque para os vereadores Jamil Murad e Netinho de Paula. Este último, inclusive, vem se articulando para tentar uma cadeira no Senado.

A disputa pelo Senado tem menos visibilidade do que a pela Presidência e pelos Governos Estaduais, mas também tem suas articulações de bastidores. Em 2010 serão duas cadeiras em aberto. Atualmente em São Paulo elas são ocupadas pelo petista Aloísio Mercadante e pelo ex-PFL Romeu Tuma (que trocou o DEMo pelo PTB).

Vejamos os possíveis candidatos:

O PT deve lançar Mercadante à reeleição e provavelmente deve negociar a segunda vaga com algum partido que queira como aliado na disputa para o Governo.

O PSDB não deve lançar ninguém, pois José Serra tem alguns acordos para cumprir. O primeiro acordo tucano é com o DEMo, cujo candidato é Guilherme Afif Domingos (que ameaçou a cadeira, tida como garantida, do Senador Eduardo Suplicy). O segundo acordo do PSDB é com Orestes Quércia e, conseqüentemente, com o PMDB. Se Quércia vai sair pessoalmente já é outra história, mas a vaga é de quem ele indicar.

**********

De Cotia-SP.

Um comentário:

  1. Oi Táqua!!! Pô tá bem legou teu blog com uma opinião por dia. Adorei o título. Depois se quiseres podemos trocar umas figurinhas. Beijos

    ResponderExcluir