terça-feira, 3 de março de 2009

O Heródoto Tucanou?

Todo bom militante de Esquerda, uma vez por dia faz questão de ler o Vermelho (principalmente o Altamiro Borges), o Luis Nassif, o Paulo Henrique Amorim, o Rodrigo Vianna e o Luiz Carlos Azenha (além de outros com menor freqüência). Porém, fora da internet, os meios de comunicação que mais agradam são os conservadores. Rádio é a Jovem Pan AM e o “Jornal Gente” da rádio Bandeirantes. De jornal o Estadão. Na televisão o “Jornal da Globo” com o William Waack. A exceção é a revista Veja, que é infantil e panfletária, além disso, muito inferior às suas concorrentes progressistas (em particular, a Carta Capital e a Fórum).

No meio de tanto reacionarismo, sempre é válido discordar dos comentaristas da CBN: a Lúcia Hippolito (com seu mundo particular), a Miriam Leitão (sempre torcendo contra o Brasil), o Carlos Alberto Sardenberg (que continua sendo o professor de neoliberalismo apesar dessa baita crise) e, na posição de honra, o Arnaldo Jabor (cada vez mais ressentido e frustrado). O Cony e o Xexéo são bons, mas não devem ser colocados na barca furada dos conservadores. Enfim, no meio de toda essa constelação da CBN, tem um que ninguém entende: o Heródoto Barbeiro.

Sem dúvida, o Heródoto é um dos grandes jornalistas do Brasil, mas de uns tempos pra cá ele anda agressivo com o Governo Lula. Na época do “Opinião Nacional” todo mundo tinha certeza absoluta que o Heródoto era petista. Mais recentemente, na CBN, ele tem sido meio tucano. Pelas suas opiniões, vê-se que ele não é um conservador convicto, nem uma viúva do neoliberalismo, mas mesmo assim ele faz questão de participar das principais picuinhas contra o Governo Lula. O que terá acontecido? Talvez Odorico Paraguaçu, prefeito de Sucupira tenha a resposta!

**********

De Americana-SP.

2 comentários:

  1. Provável que ele deva ter uma pauta da Diretora Nacional de Jornalismo (acho que é a Marisa Tavares) sobre o que ele precisa falar. Fora que o Heródoto sempre tentou ser imparcial, dá uma olhada no blog dele, bem melhor que a programação da CBN!!
    Abs,
    Silvino

    ResponderExcluir
  2. Acho que tucanar é um termo mto forte meu querido. Eu não acho as coisas tão preto e branco assim, eu concordo/discordo com coisas do PT e do PSDB mas isso não me define como um lado ou outro ;)

    ResponderExcluir