quarta-feira, 7 de abril de 2010

Solução tem, o que falta é competência

Nesses dias de enchentes, alagamentos e trânsitos monumentais, toda a ineficiência do poder público aflora. Curiosamente, em São Paulo os eleitores da Direita e os apoiadores da dupla Serra-Kassab não enxergam isso. A resposta oficial da Direita é sempre a mesma, muda apenas o tema: "o trânsito de São Paulo não tem solução" ou "Enchentes? Isso não tem como resolver?".

A pré-candidata presidencial do PV, a ex-ministra Marina Silva, aderiu parcialmente à linha da Direita e declarou que o problema das enchentes em São Paulo só pode ser resolvido em médio-longo prazo. Ué, Marina? O PSDB governa São Paulo desde 1995 (Covas, Alckmin, Serra e agora Goldman), será que 15 anos não eram suficientes para resolver?

Se para a Direita o trânsito e as enchentes em São Paulo não têm mais solução, então nas próximas eleições deveriam balizar seu voto pelos problemas que podem ter, como Saúde e Educação, e optar pelos candidatos de Esquerda que investem nestes setores.

Por fim, discordamos gravemente dessa tese de que não há solução. Para o trânsito, a solução é o transporte público, mas o governante tem que tomar medidas corajosas que vão invariavelmente prejudicar o transporte individual (como faixas exclusivas de ônibus, por exemplo). Para as enchentes, basta investir na prevenção, na limpeza urbana e no desassoreamento do Rio Tietê, trabalhando mais e fazendo menos propaganda.

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário: