segunda-feira, 12 de abril de 2010

A candidatura do PSOL

O PSOL é um partido com todos os defeitos do PT e nenhuma de suas qualidades. Enfim, é uma daquelas piadas de mau gosto que o processo político-partidário produz de tempos em tempos.

O partido foi formado pela junção das micro-tendências internas de extrema-esquerda de Luciana Genro (MES) e Babá (CST) e com a adesão de um grupo dissidente do PSTU (C-SOL). Além disso, alguns poucos membros da DS seguiram Heloisa Helena. Posteriormente, a tendência interna de Ivan Valente e Chico Alencar (APS) resolveu aderir (logo após perder a disputa interna do partido). Resumindo, nenhum dos grupos fundamentais que originaram o PT participou da criação do PSOL, ou seja, este partido não é uma volta às origens do PT. Com exceção da APS e da DS, o PSOL é formado por militantes de esquerda que gostam mesmo de ser oposição e não tem a menor intenção de chegar ao poder (“o poder? poder corrompe!!!”).

Durante sua curta existência, apesar do grande alvoroço da mídia, o PSOL não decolou e continua um partido com baixo potencial eleitoral e pequena influência social. Apesar de pequeno, o PSOL é extremamente dividido e vive sob constante disputa interna, com acusações de golpe e acordões para todos os lados. O ponto mais baixo dessa confusão foi o seqüestro da página de internet do partido durante o processo de escolha do candidato presidencial.

Enfim, após toda essa luta interna, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio foi alçado à categoria de pré-candidato presidencial pelo PSOL. Comparando com a candidata da eleição de 2006, Heloisa Helena, trata-se de um enorme avanço para o partido, já que a vida pública de Plínio é marcada pela atuação como intelectual propositivo, diferente da histeria udenista da ex-senadora. Ponto para o PSOL!

O mais difícil para o pré-candidato Plínio é conseguir o mesmo apoio que a mídia concedeu à Heloisa Helena em 2006. Ao contrário da ressentida Heloisa, Plínio não deve poupar críticas aos tucanos, ou seja, não se submeterá ao papel de linha auxiliar da Direita (esperamos). Enfim, provavelmente nesta eleição o queridinho da mídia não será o candidato do PSOL, mas sim a candidata do PV.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário