quinta-feira, 22 de abril de 2010

Como teria sido o Governo Tancredo?

Tancredo Neves é uma daquelas figuras singulares na história do Brasil. É o único político de nosso País que foi eleito Primeiro-Ministro e Presidente.

Foi Primeiro-Ministro no Governo João Goulart, entre 1961-1962, mas não deu muito certo, pois a inflação continuou galopante. Conservador e esperto, apesar de ligado à Jango, não foi cassado com o Golpe de 64. Durante a Ditadura, sempre se colocou como opositor ao regime autoritário, mas nunca abriu mão do diálogo inclusive com setores da situação. Na reforma política de 1980, tentou fundar seu próprio partido, o PP, com participação dos setores mais reacionários do PMDB e moderados do PDS (ex-ARENA). O partido não engrenou e em 1982 se incorporou ao PMDB.

De acordo com seus detratores, Tancredo teria torcido contra as Diretas Já! Ele faria a avaliação que numa eleição direta Ulisses Guimarães seria imbatível, mas que nas indiretas a bola cairia no seu pé. Não há como se comprovar uma afirmação desses, que parece pouco verossímel, já que naquele momento político as ambições pessoais realmente estavam sendo colocadas de lado em prol do melhor para o Brasil.

Eleito pelo Colégio Eleitoral em 1985, Tancredo Neves seria o primeiro Presidente civil após 21 longos anos de Ditadura. Nunca assumiu, pois morreu em 21 de abril de 1985 (Dia de Tiradentes).

Uma vez morto, virou lenda. Todos seus erros e malandragens foram esquecidos. Um ufanismo passou a girar em torno de seu nome. Mas como teria sido o Governo Tancreto? Será que o Brasil seria melhor se ele assumisse?

Bom, muito provavelmente o Governo Tancredo seria igual ou pior que o Governo Sarney. Isso não é demérito. O Governo Sarney consolidou a transição democrática no Brasil: convocou a Constituinte, não censurou a imprensa, permitiu a liberdade sindical, autorizou a legalização dos partidos comunistas etc. O Governo Sarney pode não ter sido muito bom economicamente, mas a culpa não é dele, já que herdou um País em recessão por causa do modelo econômico falido dos milicos, com inflação e desemprego em alta. Mas pelo menos não caiu no conto do vigário do neoliberalismo e não foi entreguista.

Como teria sido o Governo Tancredo? Muito parecido, afinal quem mandava mesmo no Governo era o Deputado Ulisses Guimarães, senhor absoluto da Constituinte, do Congresso Nacional e do PMDB. Talvez Tancredo tivesse mais personalidade e condições políticas para não ficar sob o jugo de Ulisses, mas se isso ocorresse, provavelmente as mudanças seriam para pior, afinal, Tancredo era infinitas vezes mais conservador.

Na História não existe “e se?”, mas cabe a reflexão.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário