quarta-feira, 21 de abril de 2010

50 anos de Brasília

A construção de Brasília certamente teve sua importância. A principal foi a integração do centro do Brasil, levando gente e desenvolvimento para uma região quase desabitada.

Por outro lado, urbanisticamente Brasília é uma idiotice.

Trata-se de uma cidade exclusivamente baseada no transporte individual, o que economicamente parece esperto, afinal, Juscelino Kubitschek queria fortalecer a indústria automobilística. Porém, construir uma cidade planejada e não pensar no metrô é uma burrice sem tamanho (o metrô não era nenhuma novidade na época, afinal os de Londres e Paris são do século XIX).

Os bairros são organizados por temas: setor hoteleiro, setor hospitalar, setor de bancos, setor de sei-la-o-que. Mais inteligente teria sido incluir cada um destes serviços em cada uma das super-quadras.

Por fim, as cercanias de Brasília (também conhecidas como Distrito Federal) são uma coleção de favelas miseráveis e violentas. Ou seja, urbanisticamente o Plano Piloto não foi planejado com moradias populares para receber os trabalhadores da cidade.

Apesar de todos os méritos e belezas que Brasília contém (e contém muitos), não podemos dizer foi uma cidade bem planejada.

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário: