sábado, 24 de abril de 2010

Ciro Gomes nunca foi tão bem tratado (pela imprensa...)

O Deputado Federal Ciro Gomes (PSB-SP, ex-CE) errou a mão. Trata-se de um político experimentado, de alta envergadura e com todas as condições para ser Presidente da República. Concorreu duas vezes com expressivas votações. Em 2006 não disputou em respeito à reeleição do Presidente Lula, de quem foi Ministro.

Ciro achou que 2010 era sua vez. Talvez fosse, se Lula não tivesse botado na cabeça que a candidata tinha que ser a ex-Ministra Dilma Rousseff. O cálculo de Ciro foi lógico, mas não se concretizou.

Primeiro ele mudou de domicílio eleitoral para não ficar inelegível (seu irmão é Governador, o que impede Ciro de se candidatar no Ceará a qualquer cargo exceto à reeleição como deputado, conforme diz o art. 14, § 7º da Constituição Federal). Em segundo, Ciro manteve sua candidatura, pois acreditava que ia conquistar alta intenção de voto e, considerando que tira votos do candidato tucano José Serra, sua manutenção na corrida eleitoral seria fundamental. Infelizmente, nas pesquisas as intenções de voto em Ciro estacionaram e as de Dilma subiram até empatar com Serra. Neste cenário, o Presidente Lula não fica nem um pouco sensibilizado a deixar de lado seu sonho de eleição plebiscitária. Sem apoio de Lula, dificilmente Ciro vai conseguir se candidatar.

Talvez o cálculo correto de Ciro fosse ter sinalizado que poderia retirar a candidatura se fosse sagrado vice na chapa de Dilma. Enquanto o debate se postergava (tanto é que ainda não foi definido o vice), Ciro continuaria nas pesquisas e, se tivesse um bom resultado, forçaria a candidatura. Se tivesse em má situação, teria um “Plano B” para aderir. Foi com muita sede ao pote e ficou sem alternativas.

A eventual saída de Ciro da disputa eleitoral tem sido adulada pela imprensa tucana. Os que criticavam o deputado até ontem, hoje resolveram sair em sua defesa. Tudo para jogá-lo contra Lula. Ciro Gomes é jovem e brilhante, se não puder ser candidato agora, será um bom nome em 2014, mas para tal ele não pode jogar tudo para o alto e sair atirando contra os atuais aliados.

**********

De Cotia-SP.

Um comentário:

  1. Ciro Gomes é um típico político brasileiro tradicional: Personalista, carreirista e autoritário. O único legado que ele deixa para a história foi, junto com seu grupo político, ter tirado a política do Ceará do século 19º nos anos 80, fora isso, pesa sua passagem pelo alto comando do país quando quis ser mais malanista do que o próprio - tendo em vista a sucessão de FHC -, quando foi moído por Serra e caiu fora do PSDB, depois suas candidaturas "terceira via" em 98 e 02 para a Presidência - o que nos últimos anos implicou em abraçar de ACM a Lula e fazer todo tipo de discurso de acordo com os seus interesses personalíssimos. Graças à sua ambição desmedida ele não foi o candidato oposicionista - e no governista no plano federal - em São Paulo, em suma, aí a ruindade de Ciro foi tanta que ele acabou fazendo algo útil.

    ResponderExcluir