segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sete motivos para legalizar as drogas

Por Marcio TAQUARAL

Listamos 7 bons motivos que justificam a legalização das drogas. Não apenas da maconha, mas todas elas.

Entendemos que num sistema ideal, a maconha receberia um tratamento parecido com o do tabaco, mas também sofreria algumas restrições como sofre o álcool (seria proibido dirigir sob o efeito de maconha). Para as demais drogas defendemos o monopólio estatal da produção e do comércio. Quanto ao acesso, seria restrito para maiores de 18 anos devidamente registrados em um cadastro integrado ao SUS. A propaganda de todas as drogas seriam proibidas (inclusive o álcool) e o consumo em público seria vedado, apenas liberado em locais específicos e fechados (como bares, tabacarias ou drug stores) e nestes locais menores de idade não seriam admitidos. Também seria necessária uma constante campanha de esclarecimento sobre os malefícios das drogas.

Os sete motivos são:


1. Direitos trabalhistas

Atualmente os traficantes ganham rios de dinheiro, exploram jovens e crianças nos morros e periferias, mas não arcam com os deveres trabalhistas.


2. Tributação

Se o tráfico de drogas é uma atividade tão lucrativa, é melhor que o Estado cuide dela e receba os lucros ou tributos, podendo aplicá-los em campanhas educativas ou ações de saúde pública.


3. Regulamentação

Mercado ilegal é um mercado sem regulamentação. É o sonho do neoliberalismo. Laissez faire, laissez passer.


4. Controle de qualidade

Atualmente as drogas são misturadas a toda sorte de produtos químicos, causando mais danos à saúde do usuário.


5. Redução de danos

A política de criminalização das drogas obscurece as políticas de redução de danos, pois os usuários escondem seu vicio das autoridades e não recebem as informações adequadas sobre tratamento, apoio psicológico e medidas de redução de danos. O cadastro integrado ao SUS serviria como medida de saúde.


6. Fim da violência

O tráfico de drogas é a atividade ilegal mais lucrativa do mundo, por isso tais quadrilhas detém armamento superior ao de muitos exércitos. Sem dinheiro, tais criminosos não terão condições de comprar um equipamento tão poderoso como hoje em dia têm. Além disso, a convivência forçada entre usuários de drogas e criminosos não mais ocorreria.


7. Fim da hipocrisia

A proibição das drogas não impede o tráfico e nem o consumo de drogas. Por outro lado, impede que os usuários façam uso de seu próprio corpo (um uso burro, mas a liberdade é deles) e impede a discussão saudável sobre as drogas. Atualmente os pais, irmãos e familiares dos usuários raramente sabem sobre seu vício, o que dificulta qualquer forma de ajuda. Com a legalização, os usuários não terão porque esconder seus hábitos.

**********
De São Paulo-SP.

Foto: http://drogasnaeducacao.zip.net/


Drogas: debate polêmico

Legalizar sem falsa moral

FHC está certo, parcialmente


@Marcio TAQUARAL Só falta o Bispo de Guarulhos dizer que as crianças mentem sobre pedofilia para faltar nas aulas de catecismo... Cretino

Nenhum comentário:

Postar um comentário