Por Marcio TAQUARAL
O sistema tributário Brasileiro tem três defeitos graves:
1. Impostos indiretos – Que incidem sobre o consumo de bens e serviços e acabam pesando indistintamente no bolso do consumidor final (seja rico ou seja pobre).
2. Tributação sobre a folha de pagamento – Que torna a contratação mais cara do que o salário a ser pago, ou seja, desestimula a contratação formal e conseqüentemente estimula esquemas para fraudar direitos trabalhistas (contratar funcionário como pessoa jurídica, ou cooperativa de funcionários) ou a superexploração dos já contratados.
3. Progressividade incompleta – A tabela progressiva do imposto de renda tem um aclive muito suave: com relação às alíquotas existem apenas cinco categorias para pessoas físicas e duas para pessoas jurídicas.
Em lugar nenhum do mundo as pessoas gostam de pagar impostos, muito menos onde mal percebem o resultado deles nos serviços público. Por outro lado, além de garantir os serviços públicos, a tributação pode ser um mecanismo de transferência de renda. Infelizmente, enquanto não forem corrigidos os três defeitos listados, dificilmente alguém (que não faça parte do governo) vai defender os tributos.
**********
De São Paulo-SP.
De São Paulo-SP.
@MarcioTAQUARAL E o Pelé com um terno cor de Santander... Coincidência? Espere só até o próximo comercial com novo garoto-propaganda...
Nenhum comentário:
Postar um comentário