Com o argumento de que “menor é mais fácil”, o Estado do Pará vai ser retalhado em três partes: Tapajós à oeste, Carajás à leste e Pará ao norte (um “Parázinho” com apenas 17% do território original). Os plebiscitos para a criação dos dois novos estados já foram aprovados no Senado e devem ocorrer nos próximos seis meses.
Em nossa opinião, a única coisa boa na criação de duas novas estrelas para a Bandeira Nacional são os nomes dos Estados, que são bonitos e muito bem escolhidos. As desvantagens, por outro lado, são várias. Destacamos duas: em primeiro lugar, ao dividir o Pará em três estados, o custo de cada um deles aumenta, já que passam a ser três governos, três assembléias legislativas, três tribunais de justiça, três etc. Resumindo, o orçamento é o mesmo, mas o custo aumenta.
Em segundo lugar, aumenta a distorção na Câmara dos Deputados. Tecnicamente, essa casa deveria representar proporcionalmente o Povo, mas não é o que ocorre na prática, pois a Constituição Federal (art. 45, §1º) determina “pisos” (mínimo de 8 deputados federais por estado) e “tetos” (máximo de 70 deputados federais por estado) de representatividade. Sendo assim, o atual Pará, que tem 17 deputados federais, poderá passar para 28, enquanto São Paulo continuará com 70 deputados, apesar da população paulista ser 5 vezes maior do que a do Pará. Não se trata de uma questão de bairrismo, apenas estamos denunciando uma distorção no sistema representativo-democrático do Brasil. Para corrigir tal distorção bastaria eliminar o “teto” máximo de representação e todo ano dividir proporcionalmente o número de deputados conforme o censo mais recente do IBGE. Mas, para isso, a Câmara dos Deputados estaria em constante crescimento, acompanhando o aumento populacional Brasileiro. A única maneira de evitar tal aumento no número dos deputados seria eliminando o “piso” mínimo. Vale lembrar que a proporcionalidade na Câmara dos Deputados não prejudica os estados pequenos, pois estes continuam sendo igualitariamente representados no Senado Federal. A propósito, no Senado a representação do Pará vai passar de 3 para 9 senadores...
Enfim, a divisão do Pará vai criar novos espaços políticos e muitos deles serão em Brasília. E isso não quer dizer que a vida do paraense vai melhorar. O que o Pará precisa não é de divisão territorial, mas de atuação do poder público, saneamento básico, educação, urbanização e mais um monte de melhorias que o atual Estado do Pará tem tantas ou melhor condições de prover do que os novos estados terão.
**********
De São Paulo-SP.
eu gostaria desses novos estados!
ResponderExcluirEu também! Os nomes são legais!!!
ResponderExcluirenquanto estão se preocupando em dividir o pará em 3 estados esses safados deveriam pensar na situação que está a saúde pública,educação e segurança pois, é pra isso que pagamos impostos para ver o nosso dinheiro sendo usado na melhoria de vida da população e não para dividir o pará pois, eu gosto dele do jeito que é
ResponderExcluirquem foi o idiota que teve essa ideia de dividir o pará em 3 estados, fala sério eu gosto do pará do jeito que ele é e não gostaria que fosse dividido, talvez aceitasse se isso fosse melhorar as cidades do interior com mais escolas, hospitais,universidades para que os jovens que terminam o 2 grau possam continuar estudando sem sair de sua cidade se isso acontecesse eu seria a favor
ResponderExcluirQuando vejo pessoas dizerem que a criação do Estado do Tocantins foi bom pra seu povo,fico triste, pois morro em Colinas-to e vim a este estado quando ele foi criado. Para alguns foi bom, os que vieram de Fora do estado,incluo neste,pois abriu concursos e hoje trabalho bem. Mas para os morradores do estado,naturais da terra,só a tristeza lhes restou. Pergunte a qualquer do Tocantins!!!! Só alguns e os politicos ganharam, e como ganharam.
ResponderExcluirMais uma palhaçada brasileira, dai reclamam dos politicos, que são apenas uma amostra do povo, alias o povinho sem vergonha.
ResponderExcluircarinha de colinas quando a gente não tem o que falar come merda comparar o tocantins de hoje com o de quando era de goias e pr que não conhecia dever ter morado a vida toda em goiania
ResponderExcluirDIGA N Ã O A ESSA DIVISÃO.
ResponderExcluirEU QUERO O MEU PARÁ 100% GRANDE.
para aqueles q disseram não para esta divisão eu os apoio pois essa divisão trara consequências muito ruins para o para
ResponderExcluireu sou totalmente contra essa divisão, pois a fragmentação do pará é inteiramente interessante aos políticos locais. Eu seria a favor se toda a renda arrecadada nas explorações fosse igualmente distribuida entre a população. assim ate eu iria pra la!
ResponderExcluirVamos raciocinar primeiro: o sul, sudeste e oeste do Pará, é deficitário na saúde, educação e por aí vai..; já o norte tbm é deficitário nesses quesitos, só que em menor grau; agora eu pergunto por que em menor grau? A resposta é simples: porque os cidadãos do norte, cobram e fiscalizam mais os seus representantes, e mesmo assim, eles(vereadores, deputados e senadores), ainda conseguem desviar dinheiro público. Não vai ser dividindo o Pará, que esses problemas serão resolvidos; infeliz daquele que acreditar nisso! São Paulo é o Estado mais rico da federação, e os serviços públicos também são deficitários; agora eu pergunto por que?! Por causa deles(os políticos). Não é o tamanho de um Estado ou município, que faz dele rico ou menos rico, e sim, quem está administrando os mesmos. Se tamanho de território, fosse sinônimo de prosperidade, o Estado de Sergipe seria uma maravilha!! A verdade é uma só: vamos sair as ruas, e lutar pelo voto não obrigatório!!! O povo brasileiro só vai ser respeitado nos seus direitos, quando essas corjas de bandidos, traficantes, assassinos, latifundiários, latrocidas, estupradores, pedófilos e desmatadores de nossas florestas(OS POLÍTICOS), não tiverem mais quem representar(O POVO BRASILEIRO)!!! Nós (o povo), estamos cansados de pagar impostos, para que esses VIGARISTAS FILHOS DA P..A, enfiarem mas da metade desse dinheiro nos BOLSOS, NAS CUECAS, MALAS, MEIAS E NO RABO DELES!!!.
ResponderExcluirEngraçado , esses caras saem de suas regiões : sul , sudeste e nordeste(MA) , pra vir trabalhar , e sair da miséria de seus Estados de origem, para nosso Estado(PA) , e querem dividir a casa que os acolheu. Apergunta deveria ser a seguinte :VC É CONTRA OU A FAVOR DA DIVISÃO DE SUA CASA? `É brincadeira.
ResponderExcluirtemos que mandar esses políticos dividirem o patrimônio deles também, pq eles não tem mais onde enfiar tanto dinheiro. CHEGA DE POLÍTICOS CORRUPTOS.
ResponderExcluirDiga nao meuuu a divisao!!!!!!!!
ResponderExcluirVoceis nao estudaram????? sao 90 politicos a mais qse isso!!
sao impostos a mais para dar vida boa a eles para aumentarem os salarios deles mesmos, para a gente trabalhar tirar da boca de nossas filhos ou trbalahamos ate que nem da p ver sua familia sem lazer nenhum.. para dar a eles VAo se fuder seus politicos safados!!! Agente estudamos nao somos ignorantes p cair nessa conversa! desculpem q esta a favor sao paulo e imenso tbm onde moro e maior potencia do brasil
http://www.facebook.com/profile.php?id=100002580553071
se nao gostaram me critiquem
Pobre sul do pará, sua população nativa e outros vindas do nordeste,são exploradas como mão de obra barata,quase escrava, por fazendeiros ( grileiros),madeireiros,logistas e políticos locais em sua grande maioria vindas do suldeste e sul do pais, que sobrevivem a custa da alienação politica e cultural de sua população.
ResponderExcluirSomos a ultima fronteira contra este modelo predatório que dizimou o resto do pais é que aos poucos se apossou do sul do pará gerando um espaço de miséria e conflitos. Não foi Belém,nem os paraenses que geraram este espaço de conflito e de miséria. PARAENSES VAMOS A LUTA DIGA NÃO!
Querem comparar o PARÁ com mato grosso,Tocantins e goias.Estados colonizados,cuja a cultura local foi importada do sul do pais.Imensos descampados sem graça cheirando a fumaça.O pará tem história e cultura.São 400 anos.
Desculpa, você não é bem fundamentado no que diz. Você define bem o piso e teto quantitativo de representantes, porém esta idéia de se considerar a partir da população (do número de habitantes) é completamente absurda.
ResponderExcluirDIGA NÃO A DIVISÃO DO PARÁ .....!
ResponderExcluirvocê pode vota contra a divisão do estado do pará ...
Vamos votar Contra a divisão do estado do pará....
D-Miquele'Souza é Jefferson'Lotabo
Pra que eles vão dipidir o pará? Pra ter mais ladrões?
ResponderExcluirNossa... Mais Governadores, Mais Deputados, Mais secretarias, Mais ladrões ! definitivamente não... a Idéia que isso melhora alguma coisa é falsa ! Só melhor para o bolso dos corruptos... Chega !! Pará fica como esta ! e vc paraense que mora e nasceu em uma região que irá mudar de nome vai deixar de ser Paraense, o que na minha opinião é motivo de orgulho... pois é um belo estado... ! Diga não à essa manobra politica absurda!
ResponderExcluirNÃO!! PARA É LINDO COMO ESTÁ ! NÃO DEIXE DE SER PARAENSE!! DIGA NÃO NAS URNAS!!! NÃO DEIXE O PARÁ MORRER!! PARÁ É GRANDE, É LINDO COMO NASCEU ! NÃO DIMINUA SEU ESTADO!
ResponderExcluirVcs falam isso porque nunka Moraram nas regiões que querem a Divisao, falam tanto em politicos ladrões, toda vez vcs da capital do Pará elegem o JADER BARBALHO como o politico mais votado. Isso sim é gostar de politico corrupito. DIVISAO SIM, vcs nao dependem do OESTE do PARÁ pra nada, é só nao votar é pronto. A Região do Norte Paraense tem diversas rodovias pavimentadas, ja a região OESTE só tem transito fluvial, quando queremos tratamento digno de saúde temos que procurar a Capital do ESTADO, quem nao consegue chegar a capital, "morre". VCS NAO PRECISAM DE NÓS!
ResponderExcluirsomos um povo guerreiro,capaz de perceber quando querem nos enganar,mas o nosso pará nem pensar vão nos dividir.... PARÁ UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!!!!!
ResponderExcluirSou paraense a favor da divisão e não vou deixar de ser paraense por ter essa opinião! #VoteSim =).....
ResponderExcluirO que eu acho MAIS MELHOR DE BOM é essa divisão as pessoas que fizeram essa divisão nunca estudaram e pensam que agente nunca estudou também, essas pessoas são muito besta, não sou paraense mais moro no pará, jamais eu aceito uma divisão dessas vcs paraenses DIGA NÃO NÃO NÃO E BASTA MORREU O ASSUNTO.
ResponderExcluir