quinta-feira, 2 de junho de 2011

Futebol e a Mafia

Por Marcio TAQUARAL

A FIFA e a CBF são como duas famílias mafiosas (sem querer ofender a Mafia). Em geral são aliadas, mas de vez em quando entram em guerra. De 1974 até 1998, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) foi presidida por João Havelange, uma espécie de Don Corleone do mundo esportivo. Assim como o personagem de Mario Puzo, Don Havelange tem a imagem de um velhinho bonzinho que encobre todas as picaretagens que comete.

O sucessor de Don Havelange na FIFA foi o suíço Joseph Blatter, que agora se vê enrolado em inúmeros escândalos, entre eles, a acusação de suborno para que dirigentes da entidade votassem no Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022.

O autor da acusação é David Triesman, cartola inglês que perdeu a disputa pela indicação da sede da Copa de 2022. Triestman agora posa de herói, mas está mais para Roberto Jefferson (que “denunciou” o Mensalão quando foi pego com a boca na botija em um caso de corrupção nos Correios). O inglês faz várias acusações para esconder sua incompetência, pois, se tivesse realmente alguma preocupação com a lisura do processo, já teria feito às denúncias antes mesmo da decisão da sede da Copa.

No meio da confusão também está Ricardo Teixeira, o principal cartola nacional da atualidade. Don Teixeira é presidente da Confederação Brasileira de Futebol e genro de Don Havelange. Além de estar envolvido em todos os escândalos citados, Don Teixeira resolveu brigar com Don Blatter. Os dois, obviamente, sempre foram aliados e, inclusive, existe um acordo de que Blatter apoiaria Teixeira na sua sucessão na FIFA em 2015, desde que o apoio fosse recíproco na eleição deste ano. Sabe-se lá diabos porque, Teixeira roeu a corda e ameaçou apoiar o candidato da oposição, que casualmente é Mohammed Bin Hamman, o cara do Qatar! Como a FIFA é uma entidade muito transparente, Don Bin Hamman foi suspenso por causa das acusações de corrupção e o ínclito Don Blatter foi candidato único, recebendo até o cândido apoio de Don Teixeira.

Enfim, apesar disso, a luta interna continua e hoje o Estadão publicou que dirigentes da FIFA acusam a CBF de prejudicar a cidade de São Paulo para a abertura da Copa do Mundo de 2014. Ocorre que a única possibilidade da maior cidade do Brasil não sediar jogos da Copa é no caso do estádio não ficar pronto. O que não é improvável, visto que as obras do Itaquerão estão previstas para terminar apenas três meses antes do início da Copa do Mundo (isso sem atrasos). Os dirigentes da FIFA, para atacar a CBF, só esqueceram de contar que foi exatamente a FIFA que fez de tudo para rejeitar o projeto de reforma do Morumbi (um dos maiores e mais modernos estádios do mundo), mas isso na época em que Don Blatter era aliado de Don Teixeira e queria agradar o amigo.

Vai dizer que não parece enredo de filme sobre a Máfia?

**********
De São Paulo-SP.


FOTO: http://eduardorodriguesbrito.blogspot.com/2010/07/ricardo-teixeira-e-joao-havelange-sao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário