sábado, 4 de junho de 2011

Estação Pinheiros do Metrô, antes tarde do que nunca...

Por Marcio TAQUARAL

Os tucanos são incompetentes em muitas áreas. Talvez a área em que a incompetência do PSDB se destaque mais seja o transporte público. Trata-se de um partido elitista cuja principal base eleitoral é a classe média urbana que não abre mão de usar o automóvel. Por conta disso, as ações do Governo do Estado de São Paulo (e da Prefeitura, afinal Gilberto Kassab não passa de um mero preposto de José Serra) na área de transporte público são inócuas e lentas, os investimentos são poucos e a criatividade é nula. A situação caótica do trânsito na Capital é a principal evidência da incapacidade (ou descaso) dos tucanos para tratar o problema.

Transporte público é uma medida social, pois seus usuários são, em sua ampla maioria, pobres. Por sua vez, o transporte de qualidade pode ser utilizado também pela classe média, o que diminuiria consideravelmente o trânsito caótico em São Paulo, além de ajudar na redução da poluição. Investimentos em ônibus com qualidade superior (ar condicionado, por exemplo), corredores exclusivos, tarifas subsidiadas e a implementação do Bilhete Único foram as marcas das administrações da Prefeita Luiza Erundina (1989-1992) e da Prefeita Marta Suplicy (2001-2004).

Confrontados com os resultados positivos da implementação do Bilhete Único, os tucanos se sentiram acuados e precisaram apresentar alguma alternativa para o transporte público, afinal, já governavam o Estado de São Paulo desde 1995. A opção escolhida foi o Metrô. Nada mais lógico, afinal, trata-se de uma empresa de capital misto operada pelo Governo do Estado e que atende basicamente a Capital. Apesar de muita propaganda, pouco investimento real foi feito e o Metrô avançou a passos de tartaruga. Os números comparativos do sistema paulista com outras experiências do mundo afora revelam que o Metrô de São Paulo é insuficiente para a demanda da cidade e não está se expandido em um ritmo razoável (é lento, como o PSDB).

A chamada Linha 4 – Amarela do Metrô foi prometida para 2001. Estamos em 2011 e apenas quatro estações foram inauguradas, sendo duas delas no ano passado (casualmente em ano eleitoral) e duas delas apenas este ano. Mesmo assim, a inauguração da Estação Pinheiros do Metrô, em vez de ser recebida com entusiasmo pela população, foi alvo de críticas.

Estações de metrô sem banheiros, sem integração com a CPTM, com horários de atividades reduzidas são provas cabais de que foram inauguradas antes de estarem completamente prontas, apesar de operacionais. Mas, de que adiantaria manter esses serviços inoperantes por conta de funcionalidades menores? Certamente a população é mais beneficiada pela inauguração de uma estação incompleta do que se ficar esperando a que todos os detalhes sejam atendidos.

Enfim, novas estações de Metrô (incompletas que sejam) são sempre bem vindas, mas não podemos deixar de criticar a lentidão na expansão do sistema, que é resultado da falta de investimento, pois não é uma prioridade para o PSDB.

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De Cotia-SP.


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