quarta-feira, 29 de junho de 2011

Marina fora do PV

Por Marcio TAQUARAL

Os Partidos Verdes são um fenômeno mundial que surgiu na Europa dos anos 70 e tem menos a ver com ambientalismo do que se pensa. Obviamente, como o nome já demonstra, os Verdes têm grande preocupação com a questão ambiental, mas este não é o único tema de seu programa. Criados pelos líderes das manifestações de maio de 68, os Partidos Verdes lutavam contra o “establishment”, tanto à Esquerda, quanto à Direita e levantam, entre suas bandeiras, questões relacionadas à liberalização dos costumes, como a descriminalização do aborto, legalização das drogas, defesa da união civil homossexual, além, é claro, do ambientalismo.

No Brasil, o PV surgiu como um racha “moderninho” do PT do Rio de Janeiro, liderados pelo ex-guerrilheiro Fernando Gabeira (atualmente deputado federal). Por acasos do destino, atualmente os verdes europeus são identificados com a Esquerda, enquanto o PV tupiniquim é constantemente aliado da Direita.

O Brasil e a Europa estão em diferentes graus de evolução do capitalismo, ou seja, atuam de maneira bastante diferente com relação à natureza. Diga-se de passagem, o Brasil é muito mais respeitador do meio ambiente do que a Europa. Enfim, no velho continente o ambientalismo é uma questão mais retórica do que prática, fazendo parte de um compilado de teses politicamente corretas que têm pouco impacto econômico. No Brasil, a questão ambiental tem muito mais centralidade, sendo uma preocupação tanto de partidos de Esquerda como de Direita. Ocorre que, diferente das demais questões relacionadas aos costumes (que são meras representações da liberdade individual), a questão ambiental têm grande impacto econômico no Brasil. Curiosamente, no Brasil o PV é muito mais associado à questão ambiental do que as demais questões, uma situação inversa ao que ocorre na Europa.

Marina Silva é uma figura originária da Esquerda, ex-filiada ao PT. Foi companheira de Chico Mendes que, mais do que um líder ambientalista, era uma liderança popular preocupada com a luta social. Depois foi vereadora, deputada estadual, senadora e, finalmente ministra do Meio Ambiente. Após deixar o ministério, Marina decidiu mudar de partido e filiou-se ao PV para se candidatar a Presidência da República. Obteve 20 milhões de votos, mas não foi para o segundo turno. A candidatura de Marina Silva tentou se apresentar como uma terceira via, quebrando a polarização entre o PT de Dilma Rousseff (de Esquerda) e o PSDB de José Serra (de Direita).

Ocorre que o PV no Brasil é um partido meio picareta. Cheio de coronéis, sem democracia interna e que adora fazer uma aliança com os setores mais reacionários da Direita. Em pouco tempo, ficou inviável a convivência de Marina (por sua trajetória de Esquerda) com gente desse tipo. O divórcio era inevitável e Marina desfiliou-se.

Ninguém tem a menor dúvida de que os 20 milhões de votos são de Marina Silva, não do PV. Afinal, como já dissemos, a pauta do PV combina ambientalismo com posições relacionadas à liberalização dos costumes, enquanto os eleitores de Marina, por sua vez, são aqueles que combinam ambientalismo com conservadorismo nos costumes. Isso mesmo, ainda que parte do eleitorado “marineiro” seja progressista, muitos seus votos vieram de suas posições antiaborto, alavancadas pela campanha terrorista promovida por algumas igrejas católicas e evangélicas reacionárias. Em resumo, Marina tinha muitos motivos para sair do PV, o problema é o que fazer a partir de agora.

Algumas pessoas sugeriram que Marina Silva iria desembarcar no PPS. Seria uma má escolha, uma vez que trocaria seis por meia dúzia: o PPS é uma filial tucana que tem o Roberto Freire em vez do Penna. É tudo farinha do mesmo saco! Interlocutores de Marina sugerem que ela irá criar um novo partido, mas apenas em 2013.

É esperar para ver!

**********
De São Paulo-SP.


Recordar é viver (agosto de 2009): Marina, cuidado com as companhias!


@MarcioTAQUARAL Reafirmando: não gosto da Marina Silva, mas começo a "desgostar" menos agora que ela saiu do PV. Que ela não vá para outro partido picareta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário