quarta-feira, 20 de maio de 2009

Legalizar sem falsa moral

O apagado Deputado Federal Laerte Bessa (PMDB-DF) conseguiu emplacar na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados a convocação do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para explicar sua participação na Marcha da Maconha, ocorrida no Rio de Janeiro no dia 09 de maio.

De acordo com o deputado, já está comprovada a relação direta do aumento da criminalidade com o uso de drogas... Comprovada? Quantas favelas são dominadas por donos de empórios de bebidas ou distribuidores de cerveja? Quantos cartéis do crime organizado são comandados pela produção de charutos?

O nobre parlamentar enxerga uma relação direta entre a criminalidade e a droga que de fato existe, mas a relação está exatamente na proibição da droga. Um exemplo histórico sempre válido é a Lei Seca em vigor nos Estados Unidos entre 1920 e 1933. Durante esse período, os donos de empório e distribuidores de bebida eram da Máfia e agiam exatamente como os traficantes de hoje.

Sim, a droga é prejudicial à saúde, à família e à sociedade, mas sua proibição tem efeitos muito mais graves. Tal qual nos EUA em 1933, é hora do Brasil deixar o falso moralismo de lado e tomar a polêmica decisão de LEGALIZAR as drogas e, desta forma, derrotar a industria de violência coordenada pelo tráfico e seus afiliados!

**********

De Campinas-SP.

Um comentário:

  1. o foda é que não é simplesmente legalizar e sim controlar a produção com controles de qualidade e lugares específicos para uso etc.

    Não dá simplesmente para fazer direto no brasil inteiro, teria que começar em cidades-chave.

    ResponderExcluir