Foi pouco noticiada pela imprensa Brasileira a morte, aos 85 anos, de Valentin Ivanovich Varennikov, o heróico general russo que liderou o fracassado golpe contra Mikhail Gorbachev em 1991.
Varennikov ingressou no Exército Vermelho em 1942, participou da Batalha de Stalingrado e foi um dos oficiais comandantes da Tomada do Reichstag (principal símbolo da derrota nazista na II Guerra Mundial). Na Parada de Vitória Soviética, em 1945, teve a honra de ser um dos soldados que atiraram os estandartes nazistas aos pés da Estátua de Lênin na Praça Vermelha
Comunista autêntico, o General Varennikov ficou indignado com a desastrosas reformas de Mikhail Gorbachev (que redundariam no demantelamento da URSS) e participou do fracassado golpe militar de agosto de 1991. Ao contrário de seus companheiros, recusou a anistia oferecida em 1994.
Em 1995 elegeu-se pelo Partido Comunista da Federação Russa para Deputado da Duma e foi reeleito em 2003.
Tinha dois filhos e morreu em 6 de maio. O Presidente Russo Dmitry Medvedev enviou telegrama de condolências à família e declarou que Varennikov era “um verdadeiro patriota”.
**********
De São Paulo-SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário