quarta-feira, 6 de maio de 2009

Morre o General Valentin Varennikov

Foi pouco noticiada pela imprensa Brasileira a morte, aos 85 anos, de Valentin Ivanovich Varennikov, o heróico general russo que liderou o fracassado golpe contra Mikhail Gorbachev em 1991.

Varennikov ingressou no Exército Vermelho em 1942, participou da Batalha de Stalingrado e foi um dos oficiais comandantes da Tomada do Reichstag (principal símbolo da derrota nazista na II Guerra Mundial). Na Parada de Vitória Soviética, em 1945, teve a honra de ser um dos soldados que atiraram os estandartes nazistas aos pés da Estátua de Lênin na Praça Vermelha em Moscou. Ficou no comando das tropas soviéticas estacionadas na Alemanha Oriental até os anos 70. Lutou no Afeganistão e recebeu a Ordem de Lênin em 1988.

Comunista autêntico, o General Varennikov ficou indignado com a desastrosas reformas de Mikhail Gorbachev (que redundariam no demantelamento da URSS) e participou do fracassado golpe militar de agosto de 1991. Ao contrário de seus companheiros, recusou a anistia oferecida em 1994.

Em 1995 elegeu-se pelo Partido Comunista da Federação Russa para Deputado da Duma e foi reeleito em 2003.

Tinha dois filhos e morreu em 6 de maio. O Presidente Russo Dmitry Medvedev enviou telegrama de condolências à família e declarou que Varennikov era “um verdadeiro patriota”.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário