quinta-feira, 21 de maio de 2009

Prefeito? Quem eu?

O suposto Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, está no cargo desde quando assumiu no lugar de José Serra que se candidatava ao Governo do Estado. Kassab era o vice na chapa eleita em 2004 e o titular na chapa reeleita em 2008. Nesses anos todos, sua especialidade é fazer cara de conteúdo e apresentar constatações óbvias.

Na última semana, o suposto Prefeito foi até o Japão dar uma olhadinha no trem que liga o centro de Tóquio ao aeroporto de Haneda. Para os jornalistas ele se declarou impressionado como o trânsito de Tóquio (com seus 12 milhões de habitantes) é mais leve do que o de São Paulo (com 10 milhões). Será que ele só percebeu agora o caos no trânsito da cidade? E a pergunta mais importante: será que Kassab sabe que ele mesmo é o responsável por isso?

Obviamente sabe, mas como não tem uma resposta adequada ao povo paulistano, o suposto Prefeito prefere se fazer de sonso. Mas nós não esquecemos: em 2005, a administração Serra-Kassab interrompeu a construção dos 325 quilômetros de corredores de ônibus em progresso na cidade, reduziu em duas horas o tempo do Bilhete Único e aumentou o preço da passagem. Misteriosamente, na medida em que os investimentos em transporte público diminuíram, o trânsito piorava.

Durante sua gestão, Kassab justifica sua imobilidade na resolução do trânsito da cidade apontando o Metrô como única solução. Enquanto isso, os ônibus estão cada vez piores (aqueles com ar condicionado desapareceram) e mais cheios. E o tráfego cada vez mais pesado.

**********

De Campinas-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário