quarta-feira, 13 de maio de 2009

FIA, FOTA, FOM e demais letrinhas da F1

Não é apenas o Movimento Estudantil (ME para os íntimos) que gosta de siglas. A Fórmula 1 também tem sua sopa de letrinhas e elas vivem brigando!

Para entender as siglas da F1:

A FIA é a Fédération Internationale de l'Automobile, associação não lucrativa criada em 1904 e organizadora dos campeonatos mundiais de automobilismo de Fórmula 1. Seu atual presidente é Max Mosley.

A FOTA é a Formula One Teams Association é a associação das equipes que competem na Fórmula 1, foi constituída em 2008 sob a liderança de Luca Cordero di Montezemolo, atual presidente da Ferrari.

A FOM é a Formula One Management que, em conjunto com a Formula One Administration (FOA) e a Formula One Licensing BV (acho que não tem sigla...), compõe o Formula One Group, uma companhia que detém os direitos comerciais da Fórmula 1. O manda-chuva é o Bernie Ecclestone.

A história é simples. Em 1978, a FOCA (Formula One Constructors Association), entidade que representava as equipes (na época) passou a ter Bernie Ecclestone como presidente e Max Mosley como representante legal. Eles entraram em confronto com a FISA (Fédération Internationale du Sport Automobile), que organizava os campeonatos de Fórmula 1 (na época), para tentar abocanhar os direitos comerciais da Fórmula 1. Com isso, a surgiu a FOM e a FOA, ambas dirigidas por Ecclestone, depois unificadas na Formula One Group. Mosley, por sua vez, assumiu o controle da FISA em 1991 e em 1993 incorporou-a na FIA (de onde tinha surgido em 1922). A FOCA com o passar do tempo se desmoralizou, até que em 2008 a Ferrari decidiu fundar uma nova associação de equipes, a FOTA, presidida por Luca Cordero di Montezemolo. Como Luca di Montezemolo andava fazendo muita pressão sobre a FIA, Max Mosley começou a inventar essa confusão no regulamento do campeonato, tem dia que o campeão vai ser por pontos, no outro vai ser por vitórias, uma hora pode difusor, na outra não pode etc. Com isso, as equipes brigam e enfraquecem a FOTA.

O resumo da ópera é o seguinte: Bernie Ecclestone é um oportunista que só quer a grana e está se lixando para o esporte. Max Mosley é um doido varrido que freqüenta orgias vestido de nazista. E Luca di Montezemolo só quer favorecer as grandes equipes.

Como ferrarista, torço pela FOTA. Pra frente Felipe Massa!

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário