quinta-feira, 14 de maio de 2009

Palmas para eles

Entre os dias 13 e 24 de maio ocorre na França o Festival de Cannes, um dos mais importantes prêmios do cinema mundial. O Festival foi idealizado por Jean Zay, ministro da Instrução pública e de Belas Artes, que estava preocupado com a influência fascista e nazista sobre seleção dos filmes concorrentes na Mostra de Veneza. Entre os dias 1º e 30 de setembro de 1939 deveria ocorrer a primeira edição, cujo presidente era Louis Lumière (considerado um dos pais do cinema e que tinha declaradas simpatias pelo Fascismo). Como no dia 3 de setembro começou a Segunda Guerra Mundial, a 1ª edição do Festival de Cannes foi encerrada, mas o premiado foi o filme Union Pacific, de Cecil B. DeMille. Com o final da guerra, em 1946 ocorreu novamente a 1ª Edição do Festival de Cannes (a oficial), mas a vida continuava difícil: entre 1948 e 1950, por falta de grana, o Festival não ocorreu. Além disso, em 19 de maio de 1968 o Festival foi interrompido em apoio às manifestações estudantis e às greves operárias. Até 1955 o filme vencedor recebia o Gran Prix, porém em 1955 foi concedida a Palma de Ouro ao filme Marty, do americano Delbert Mann. A partir de então, o melhor filme passou a receber a Palma, enquanto o Gran Prix tornou-se uma espécie de honroso segundo lugar... Apesar disso, entre 1964 e 1974 a Palma de Ouro não foi concedida, apenas o Gran Prix.

Outro importante festival de cinema é a Mostra Internazionale d'Arte Cinematográfica, a Mostra de Veneza, que ocorre anualmente desde 1932. Apesar de anual, a Mostra de Cinema é parte integrante da Bienal de Arte de Veneza (que ocorre de dois em dois anos no mês de setembro). O prêmio máximo, concedido ao melhor filme, é o Leão de Ouro, e o prêmio de melhor diretor é o Leão de Prata.

Durante a Guerra Fria, mas precisamente em 1951, os americanos que ocupavam a Alemanha criaram o Festival Internacional do Filme de Berlim, que ocorre todo ano em fevereiro. O prêmio de melhor filme é o Urso de Ouro enquanto o Urso de Prata é entregue para melhor diretor, ator, atriz, roteiro, curta-metragem, Excelente Contribuição Artística e Gran Prix do Júri (honroso segundo colocado de melhor filme).

Nos EUA, além do Oscar e do Globo de Ouro, existe o Festival Sundance de Cinema, que privilegia o mercado independente e os novos talentos. No Brasil, o mais importante é o Festival de Gramado (cinema Brasileiro e latino), que ocorre no Rio Grande do Sul, mas além disso existem festivais em São Paulo, Brasília (exclusivo para o cinema nacional) e no Rio de Janeiro. Outros festivais importantes são o de Toronto (que não tem júri, sendo os prêmios concedidos exclusivamente pelo público) no Canadá, o de Porto em Portugal, o de Havana (cinema latino-americano) em Cuba, o de Moscou (segundo mais antigo do mundo) na Rússia, São Sebastião na Espanha e o Prêmio César (França). Também em Portugal, na cidade de Setubal, ocorre o Festival Internacional de Cinema de Tróia, para filmes com baixa produção cinematográfica, cujo prêmio é o Golfinho de Ouro.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário