domingo, 8 de maio de 2011

Terrorismo americano

Do ponto de vista político (no sentido mais maquiavélico da palavra) a morte de Osama bin Laden é uma vitória para os Estados Unidos. Foram atacados, revidaram e venceram. Cidadãos jubilantes saíram às ruas com garrafas de champanhe para comemorar o assassinato daquele que era considerado seu maior inimigo.

Do ponto de vista jurídico, trata-se de um crime cometido pelo Governo Americano. Bin Laden é acusado de crimes nos Estados Unidos, cuja jurisdição não se estende até o Paquistão, país que teve sua soberania violada pela incursão militar norte-americana. A informação que levou à localização de bin Laden foi obtida sob tortura na prisão de Guantánamo (onde 50% dos presos eram inocentes). Além disso, se bin Laden é acusado de um crime, tinha direito a um julgamento justo, conforme determina a Emenda VI da própria Constituição dos EUA. Mas, em vez disso, o que ocorreu foi uma execução sumária de um homem desarmado e ocultação do cadáver.

Do ponto de vista da legitimidade, as opiniões se dividem em dois campos. Um deles entende que foi um ato justo de vingança. Uma posição altamente questionável, a não ser que apoiemos a volta ao Código Hamurabi e à Lei do Talião. E, em geral, os americanos gostam de se apresentar no sentido contrário, como defensores da liberdade e da democracia, acusando bin Laden, a Al Qaeda e os Talibã de serem os medievalistas.

Ainda sob o ponto de vista da legitimidade, existe outro campo, dos que entendem que a morte de bin Laden foi um recado ao terrorismo. Mesmo que ele não tivesse ainda tanta influência financeira e militar sob sua organização terrorista, o assassinato de bin Laden seria justo, pois teria valor propagandístico para demonstrar os demais inimigos dos EUA quais são as consequências de ataques aos seus cidadãos. Foi uma ação de violência com objetivo de aterrorizar, o que, segundo nosso conceito, cabe na definição de TERRORISMO. Trata-se de uma justificativa muito parecida com a que foi utilizada para defender as bombas atômicas atiradas contra Hiroshima e Nagasaki.

**********
De São Paulo-SP.

Tirinha: http://www.malvados.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário