quinta-feira, 12 de maio de 2011

Paquistão: próximos capítulos

Se existe um lugar em que uma guerra nuclear é iminente, este lugar é o Paquistão. Trata-se do país mais complicado do mundo. Originalmente era parte da Índia, mas com a perseguição aos muçulmanos, preferiram independência. Assim como a Índia, são um país altamente populoso, muito religioso e com bombas atômicas. Não contente, existe uma fronteira tríplice entre Paquistão, Índia e China que é reivindicada pelos três países: a chamada Caxemira. Índia e Paquistão já travaram quatro guerras, sendo três por causa da Caxemira e uma por causa de Bangladesh (antigo Paquistão Oriental). O Paquistão tem uma vida política bastante instável e sua história alterna entre períodos de democracia e ditaduras militares.

Com a invasão do Afeganistão pelos americanos, o Paquistão foi coagido a ser tornar aliado dos invasores, o que gerou mais tensão interna, visto que grande parte da população é anti-americana e alguns são simpatizantes do Talibã. O resultado foi maior instabilidade no país, que passou a ter territórios controlados pelo Talibã, se tornou uma base de operações da Al Qaeda (o esconderijo do bin Laden, inclusive) e a ditadura “estável” de Pervez Musharraf caiu, sendo substituído por um fraco governo semidemocrático de Asif Ali Zardari. O atual governo paquistanês é constantemente ameaçado pelos militares (que podem dar um novo golpe a qualquer momento) e pelo Talibã (cada vez mais influente).

Com o assassinato de Osama bin Laden surge uma nova variável. O Paquistão atualmente é o pais que mais recebe ajuda financeira dos EUA, o que gera certa tranqüilidade de alguns setores mais exaltados. Ocorre que, uma vez que bin Laden morreu, dificilmente o congresso americano (pressionado por sua própria opinião pública) manterá tal ajuda. O fim da mesada americana deve gerar uma grande tensão neste país que já é tenso desde sua independência.

Instabilidade interna, militares golpistas, governo corrupto, extremistas talibãs, armas nucleares e fronteiras com outras duas potências atômicas. Não é um bom cenário.

**********
De São Paulo-SP.

Imagem da Caxemira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Kashmir_map.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário