terça-feira, 9 de março de 2010

Tem tucano assustado com as pesquisas. E não é apenas o Serra!

Os resultados nas pesquisas eleitorais para Presidente preocupam muito um certo tucano. O tucano em particular é Geraldo Alckmin, atual Secretário de Desenvolvimento do Governo de São Paulo.

Geraldo Alckmin, como se sabe, é um grande desafeto do candidato presidencial tucano José Serra (que nas horas vagas é Governador de São Paulo). Em 2008, Alckmin insistiu em ser candidato a Prefeito da Capital apesar dos três avisos enviados por Serra. Foi fragorosamente derrotado e, com isso, Alckmin percebeu que seus dias de PSDB estavam contados!

A partir daí começou a articular sua mudança para outra legenda, provavelmente o PSB, que já aceitou Paulo Skaf, Suely Vilela e Gabriel Chalita. (a propósito, Chalita era o queridinho de Alckmin quando este mandava no PSDB de São Paulo, ou seja, sua mudança para o PSB provavelmente foi negociada com autorização do padrinho...). Percebendo a fuga de Geraldo Alckmin, Serra se antecipou e o convidou para compor seu secretariado. Pelo bem ou pelo mal, Alckmin tem lá seus votinhos no interior de São Paulo, o que em outro partido poderia atrapalhar os planos presidenciais de Serra.

José Serra é um pragmático, ganhar a eleição presidencial é seu único e exclusivo objetivo. Para vencer a disputa nacional, Serra sabe que precisa de um bom puxador de votos em São Paulo. Sendo assim, até arriscaria deixar Alckmin ser o candidato do PSDB, uma vez que isso contribuiria para sua eleição presidencial.

Mas todas essas conjecturas passam por uma variável: Serra tem que vencer a eleição presidencial. Com os últimos resultados das pesquisas, a pré-candidata petista, Ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, encontra-se em posição de empate técnico com o governador paulista nas intenções de voto. A José Serra restam duas opções: desistir da eleição presidencial e tentar reeleição para o governo de São Paulo; ou arriscar tudo e manter seus planos presidenciais.

Se Serra optar pelo primeiro cenário, atrapalha os planos de Alckmin, pois ocupa sua vaga. Se optar pelo segundo cenário, Serra arrisca na eleição presidencial, mas certamente não arrisca na estadual, ou seja, sendo real a possibilidade de perder, vai preferir ter um governador alinhado. Resumindo, mesmo sendo candidato presidencial, para Serra não interessa que Alckmin seja candidato a governador.

A única chance de Alckmin ser candidato a governador é numa situação em que José Serra tenha liderança folgada nas pesquisas. O que não está acontecendo e cada vez menos deve ocorrer!

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário:

  1. Gabriel Chalita e Alckmin foram ótimos para São Paulo diferente do que esta sendo o GOVERNO SERRA. Um governo que abandonou a Cidade e o Estado para um PROJETO EGOCENTRISTA que está indo por água abaixo.
    Sidinei Santos.

    ResponderExcluir