sábado, 20 de março de 2010

Mais verbetes para o Dicionário

Terrorista – Aquele que para atingir seus objetivos utiliza-se de ferramentas que causem medo e terror em seus adversários. Em geral, promove ataques-surpresas ou utiliza explosivos, muitas vezes contra civis. Diferente de grupos beligerantes (exércitos ou guerrilhas), seus alvos não tem objetivos militares, mas sim de atemorizar o adversário.

Guerrilha – Estratégia bélica que utiliza um pequeno exército com bastante mobilidade e evita ataques frontais contra exércitos maiores.

Fundamentalista – Alguém que segue de maneira absolutamente acrítica determinada ideologia, religião ou filosofia. Em geral, são tão extremistas que interpretam de maneira literal os textos fundadores de sua crença e acabam por deturpá-los.


Por exemplo, o ataque nuclear dos EUA contra Hiroshima na Segunda Guerra Mundial é um típico ato terrorista. Por outro lado, quando o Hizbolah ataca uma patrulha de soldados israelenses com armas convencionais, estão usando tática de guerrilha (não terrorismo). Os grupos evangélicos que fazem lobby no congresso americano contra as teorias de Darwin são tão fundamentalistas quanto o Talibã (porém, diferente do grupo afegão, os evangélicos americanos não usam nem táticas de guerrilha nem promovem ataques terroristas, ainda...).

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário