quinta-feira, 18 de março de 2010

Dicionário (bastante incompleto) do Oriente Médio

Afegão – Pessoa nascida no Afeganistão, um país cuja maior parte da população é ariana (não árabe) e muçulmana sunita.

Al-Qaeda – Organização terrorista mundial fundada por Osama bin-Laden (com ajuda da CIA) para expulsar os soviéticos do Afeganistão. Depois disso, bin-Laden voltou-se contra os EUA pelo fato deles serem infiéis usando a terra sagrada das duas mesquitas (Arábia Saudita) como base militar.

Árabe – Pessoa de origem semita nascida em algum dos seguintes países : Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kwait, Líbano, Omã, Qatar, Síria. Muitos árabes seguem a religião muçulmana, mas alguns são cristãos.

Árabes-Israelenses – Árabes com cidadania israelense.

Autoridade Nacional Palestina – Tentativa de governo dos Territórios Palestinos sob ocupação de Israel. Uma espécie de embrião de um futuro Estado Palestino.

Cristão – Pessoa que segue o cristianismo como religião. Não importa o povo de origem ou do país em que nasceu.

Cristianismo – Religião monoteísta que acredita que Jesus Cristo é filho de deus, seu livro sagrado é a Bíblia.

Fatah – Grupo nacionalista e laico organizado por Yasser Arafat para lutar pela causa palestina. Atualmente é partido político do Presidente Mahmoud Abbas da Autoridade Palestina, mas na prática governa apenas a Cisjordânia.

Haganá – Grupo terrorista sionista que fazia atentados na Europa antes do estabelecimento do Estado de Israel. Com a criação de Israel, o Haganá foi a base do exército nacional.

Hamas – Grupo religioso sunita convertido em partido político que tem a maioria do Parlamento Palestino e dirige o governo na Faixa de Gaza.

Hizbolah – Organização militar xiita que surgiu no Líbano durante a ocupação israelense. Atualmente é um dos mais influentes partidos políticos libaneses.

Iraniano – Pessoa nascida no Irã, um país cuja maior parte da população é persa (não árabe) e muçulmana xiita.

Islâmico – Muçulmano.

Islamismo – Religião monoteísta (como o cristianismo e o judaísmo) que surgiu na península arábica durante a Idade Média cujo deus é Alá, o principal profeta é Maomé e o livro sagrado é o Al-Corão.

Israel – Estado criado na Palestina pela ONU em 1948 para os judeus. Deveria ocupar apenas parte da Palestina, mas atualmente ocupa toda ela.

Israelense – Pessoa com cidadania do país chamado Israel, independente do povo, língua ou religião.

Judaísmo – Religião monoteísta mais antiga do mundo, seguida pela maioria dos judeus, cujo livro sagrado é o Tora (que é o Pentateuco da Bíblia Cristã).

Judeu – Pessoa de origem semita e seguidor da cultura judaica (eventualmente incluindo a língua e a religião) ou descendente destes. Também se consideram judeus os não-semitas que se converteram à religião judaica. Independe o país em que nasceram.

Kadima – Partido supostamente de centro em Israel. Foi fundado pelo ex-Primeiro Ministro Ariel Sharon (na época do Likud) e pelo atual presidente Shimon Peres (na época do Partido Trabalhista).

Likud – Partido direitista, sionista e conservador de Israel. Veio do Herut, que por sua vez tem origens no grupo terrorista Irgun (que é uma divisão do Haganá). Tanto o Irgun quanto o Haganá são a base do exercito de Israel.

Muçulmano – Seguidor da religião Islâmica, não necessariamente árabe. Não importa o povo de origem ou do país em que nasceu.

OLP – Organização pela Libertação da Palestina, agremiação política e militar que reunia os principais grupos palestinos antes da instituição da Autoridade Palestina.

Palestina – Território do Oriente Médio que foi colônia britânica e atualmente é ocupado por Israel.

Palestinos – Árabes nascidos na Palestina (ou descendentes destes), mas que não tem direito à cidadania israelense.

Sionismo – Movimento político criado na Inglaterra do século XIX para convencer os judeus a saírem da Europa e se mudarem para a Palestina.

Sunitas – Muçulmanos do maior ramo do Islã, guiam-se pelas Sunas escritas pelos Califas no século VIII.

Talibã – Grupo afegão sunita radical que governou o Afeganistão entre 1996 e 2001. Atualmente lutam para recuperar o poder.

Territórios Palestinos – A resolução da ONU que estabeleceu o Estado de Israel previa a criação do Estado Palestino no resto da Palestina, porém Israel ocupa esses territórios e não permite a criação deste estado. Os territórios são divididos em Cisjordânia e Faixa de Gaza (com Israel no meio).

Xiitas – Muçulmanos de um ramo minoritário do Islã, que acreditam que Ali, o primo de Maomé, era o verdadeiro herdeiro do profeta.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário