quarta-feira, 17 de março de 2010

Saudades do Sharon

Durante o discurso do Presidente Lula no Knesset (Parlamento Israelense) foi notada a ausência do Ministro de Assuntos Estrangeiros, Avigdor Liberman. O Ministro boicotou o discurso de Lula porque ficou ofendido com a recusa do Brasileiro em visitar e depositar flores no túmulo do fundador do sionismo, Theodor Herzl.

Mas quem diabos é esse tal de Liberman? Para responder a pergunta, vamos nos socorrer de Marx, parafraseando Hegel, quando afirmava que a História se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.

A Tragédia:

Era uma vez na Alemanha um político de extrema-direita chamado Adolf Hitler. Ele era membro de um partido ultra-nacionalista sem expressão chamado Nazista. O programa de Hitler previa a repressão aos judeus e garantir o “espaço vital” para a raça ariana. Por uma série de fatores, o partideco Nazista ampliou sua influência entre o eleitorado alemão e Hitler acabou se tornando 1º Ministro.

Em pouco tempo, Adolf Hitler assumiu o controle absoluto da Alemanha e declarou-se o defensor da civilização contra o terror vermelho da União Soviética. Como o mundo morria de medo da URSS, ninguém tentou impedir a Alemanha quando esta anexou a Áustria e invadiu a Tchecoslováquia. Um pouco depois começou a Guerra Mundial.

A Farsa:

Era uma vez em Israel um político de extrema-direita chamado Avigdor Liberman. Ele era membro de um partido ultra-nacionalista sem expressão chamado Yisrael Beitenu. O programa de Liberman previa a repressão aos árabes e a garantir a “terra prometida” para o povo judeu. Por uma série de fatores, o partideco Yisrael Beitenu ampliou sua influência entre o eleitorado israelense e Liberman acabou se tornando Ministro de Assuntos Estrangeiros.

Em pouco tempo, Avigdor Liberman assumiu o controle absoluto de Israel e declarou-se o defensor do ocidente contra o terror islâmico do Irã. Como o mundo morria de medo do Irã, ninguém tentou impedir Israel quando esta anexou os Territórios Palestinos e invadiu o Líbano. Um pouco depois começou a Guerra Mundial.

A última parte ainda não aconteceu! Ainda, ainda...

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário