quinta-feira, 4 de março de 2010

Direitos Humanos em Cuba

Curiosamente, os que tanto cobram uma posição do Presidente Lula sobre a morte de um preso cubano que fazia greve de fome são exatamente as mesmas pessoas contrárias ao PNDH-3 (Plano Nacional de Direitos Humanos), à punição dos torturadores e à abertura dos arquivos da Ditadura Militar.

E o raciocínio contrário, procede? Os que pedem Direitos Humanos no Brasil e não falam de Cuba estão sendo coerentes? Sim, estão! Diferente da Ditadura Militar Brasileira, em que uma quartelada derrubou o governo eleito e instituiu um regime autoritário e ilegítimo, em Cuba houve uma Revolução popular que derrubou um ditador e instituiu um modelo muito mais democrático. Cuba democrática? Sim, democrática! Mas de um modelo diferente das democracias liberais estilo europeu.

A legitimidade dos regimes também fica patente em sua aceitação, enquanto na Ditadura Militar no Brasil pipocaram centenas de organizações e rebeliões contrárias ao regime, em Cuba não houve sequer uma sublevação (a Invasão da Baia dos Porcos não vale, pois foi organizada pelos EUA). A inexistência de revoltas populares em uma ditadura é um fato sem paralelos na historiografia mundial!

Por fim, ao contrário da Ditadura Militar Brasileira, em Cuba não existe sequer uma acusação de tortura.

Resumindo, quem defende Cuba pode defender os Direitos Humanos, mas os que a criticam têm a obrigação de defender os Direitos Humanos no Brasil antes de apontar o dedo para Cuba!

**********

De São Paulo-SP.

3 comentários:

  1. Cuba não tem o básico de direitos humanos como a nossa constituição. O cara não pode falar do governo, não pode sair do país.

    Não tem grupos contra porque foram mortos. Os que são contra agora estão todos presos. Isso é uma democracia?

    O fato de Cuba não ter direitos humanos não me torna automaticamente a favor ou contra o plano dos direitos humanos.

    ResponderExcluir
  2. Nã-na-ni-na-não!

    Tem mais direitos humanos do que aqui, pois tem direito à saúde, à educação, à emprego, à moradia, à segurança etc.

    Porém é um país que vive sob estado de guerra, afinal, os EUA já tentaram invadir Cuba uma vez, cometeu mais de 600 ataques contra Fidel e mantém um embargo econômico despropositado e desumano. Diante disso, as normas de segurança de Cuba são realmente rígidas, assim como as normas de segurança em qualquer país em estado de guerra.

    A propósito, pode falar mal do governo e pode sair do país. Essa história é inventada!

    E não existe essa história de grupos sendo mortos, caso houvesse, seria amplamente divulgada, coisa que não ocorre. Por que não? Com certeza não é por boa vontade da imprensa...

    Esse cara que morreu tinha sido preso umas três vezes por crimes comuns e durante sua estadia na cadeira resolveu se converter em "inimigo do governo" e "militante de oposição".

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Vocês comunistas são todos caras de pau mesmo!
    De todas as idiotices que já li, essa foi a pior!

    ResponderExcluir