segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Realpolitik - Parte 2

Se a chiadeira da Oposição e da Mídia contra José Sarney (PMDB-AP) fosse por uma questão ética, o natural seria, além da saída da Presidência do Senado, pedirem a cassação de seu mandato. E a cassação do mandato do TODOS os senadores envolvidos em escândalos, incluindo Arthur Virgílio (PSDB-AM), Herácrito Fortes (DEMo-PI) e afins. Mas ninguém propõe isso, querem apenas derrubá-lo da Presidência do Senado. Por razões políticas.

Se toda essa confusão fosse motivada por uma questão de ética e moralidade pública, seria levada em conta a proposta de Cezar Britto, Presidente Nacional da OAB: renúncia coletiva de todos os 81 senadores. Mas ninguém apóia isso, querem apenas derrubar Sarney da Presidência do Senado. Por razões políticas.

Se os que tanto atacam Sarney realmente tivessem alguma preocupação com a desmoralização do Senado, proporiam uma Reforma do Sistema Eleitoral Brasileiro, que permite a existência de suplentes sem-voto, coronéis corruptos e total descolamento entre ações dos senadores e da opinião sociedade. Mas ninguém propõe isso, querem apenas derrubar Sarney da Presidência do Senado. Por razões políticas.

Ou seja, por razões éticas, torcemos pela cassação de todos os corruptos, pela convocação de novas eleições no Senado e uma reforma do sistema eleitoral Brasileiro. Mas, por razões meramente políticas, continuaremos torcendo para que Sarney continue na Presidência do Senado.

**********

De São Paulo-SP.

EM TEMPO: Temos certeza que Pedro Simon (PMDB-RS) é honesto. Mas também temos certeza de que é um oportunista, cuja indignação é seletiva, já que sua combatividade não aparece no Rio Grande do Sul (seu estado de origem) contra a corrupção da Governadora Yeda Crusius (PSDB).

2 comentários:

  1. Grande Taquaral, seu blog tá muito bacana! Achei super interessante sua abordagem!

    tenho um humilde blog tbm... www.paposdejuventude.blogspot.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com muitos pontos. A renúncia de todos os senadores não porque causaria caos.

    Ele tem que ser processado e perder o mandato? Com certeza e o Arthur Virgílio também, como outros.

    Acho que a solução é como você disse: a reforma eleitoral e, assim, limpando o senado nas próximas eleições.

    Concordo com o comentário acima, é legal de ler ;)

    ResponderExcluir