quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Qualquer previsão nesses dias é achismo

E no final das contas a Senadora Marina Silva (PT-AC) deixou mesmo o partido após trinta anos... Depois disso, o mínimo que se espera dela é uma filiação ao PV para candidatar-se à Presidente da República no ano que vem. Afinal de contas, ninguém joga 30 anos de militância fora se não for para almejar o posto máximo!

Com isso a eleição fica toda embaralhada.

A candidatura governista número 1 continua sendo Dilma Roussef, Ministra Chefe da Casa Civil, que oscila entre a 1ª e 2ª colocação nas pesquisas, dependendo do cenário (em geral na 2º posição).

Marina Silva assume uma postura intermediária entre governista/oposicionista que poderia ser definida melhor como governista com ressalvas... Aparece na lanterna de todas as projeções, com exceção daquela pesquisa maluca do próprio PV (que deve ter entrevistado gente apenas no circuito da Zona Sul do Rio).

Animado com a confusão, o Deputado Federal Ciro Gomes (PSB-CE) já mandou avisar que é candidatissimo à Presidente. Já que Dilma não tem mais a exclusividade de ser a candidata governista, Ciro pretende ser o governista número 2 e já consolida um terceiro lugar. Com a vantagem de que tira votos de José Serra, ou seja, no segundo turno é o governista com mais chances de vencer os tucanos.

Pela oposição, a vereadora Heloisa Helena (PSOL-AL) é apresentada como opção tucana do bico vermelho, ou seja, candidata de oposição pela “esquerda” (coisas de trotskista)... Apesar de bons números iniciais nas intenções de voto, Heloisa quer mesmo é disputar um pacífico e tranqüilo mandato de Deputada Federal, onde ganha com certeza.

Em Minas Gerais, o Governador Aécio Neves (PSDB) continua se articulando e tentando garantir seu nome como candidato de oposição, mas como seu partido tem cacique muito bem definido deve acabar como pré-candidato para 2014.

Ainda na oposição, o candidato tucano José Serra (que nas horas vagas é Governador de São Paulo) espera desde 2002 pela revanche. Qualquer história de que ele ameaça não sair candidato é bobagem, Serra é definitivamente o principal candidato da oposição, com primeiro lugar garantido e vaga certa para o segundo turno.

A bagunça federal influencia também nos estados. Com a saída de Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin já se anima para voltar ao Palácio dos Bandeirantes. No entanto, Alckmin é o grande derrotado das eleições de 2008, ou seja, o grupo de Serra nuuuuuuunca vai deixá-lo voltar. E por isso articula-se a candidatura do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEMo, ex-PFL). No campo da Esquerda Paulista, com a desistência de Ciro Gomes, entre os petistas se fortalece o nome de Emídio de Souza, Prefeito de Osasco, mas surge pelas beiradas a candidatura de Dr. Hélio (PDT), Prefeito de Campinas.

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário:

  1. Meu amigo Márcio, aqui quem escreve é o seu amigo da direita, Fernando (Líder)! Parabéns pelo cenário apresentando, mas saiba que em SP cenário bacana vai ser a disputa para o Senado, com duas cadeiras e as articulações para o posto de VICE na chapa governista.

    Abraços,

    Fernando Miguel.

    ResponderExcluir