segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Direito à Propriedade não pode ser absoluto

A reintegração de posse de um terreno na zona sul de São Paulo terminou em um incêndio que destruiu grande parte da favela. Segundo a versão da Polícia Militar foram os próprios moradores que incendiaram os barracos para dificultar a reintegração... Conversa para boi dormir, ou alguém acha plausível que os moradores prefiram perder tudo o que tem em vez de serem despejados?

A tragédia poderia servir para levantar um debate muito pouco travado dentro da sociedade Brasileira. Será que o direito à propriedade do dono do terreno é mais importante que o direito à moradia e à dignidade das 2000 pessoas que viviam na ocupação?

Enfim, o terreno foi desocupado, mas o problema não está resolvido, já que agora existem mais 800 famílias sem teto. Essas pessoas vão se abrigar em outro lugar, pode ser na casa de amigos e parentes, pode ser embaixo de algum viaduto, em alguma rua do Centro ou numa marquise da Avenida Paulista. O fato de terem sido expulsos do terreno ocupado não faz com que eles deixem de existir. Falta ao Poder Público (Judiciário, Executivo e Legislativo) tomar alguma medida na direção de resolver o problema dos ex-ocupantes.

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário