quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mais uma meia-medida do suposto Prefeito

O suposto Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEMo, ex-PFL) é o mestre das meia-medidas. Mais uma vez ele acerta em parte, mas erra em todo o resto.

A única solução para o trânsito caótico da capital é reduzir a quantidade de automóveis individuais, substituindo-os pelo transporte de massas. As medidas do Kassab vão parcialmente nesse sentido... Ele proíbe a circulação de fretados e propõe que estes se integrem à rede já existente de transporte público. Uma medida que seria louvável se o transporte público não estivesse super-lotado e sucateado. Ao proibir os fretados, em vez de aderir ao transporte público, os usuários vão voltar a usar seus carros.

A nova meia-medida do suposto Prefeito é a regulamentação do estacionamento nas vias públicas e as novas regras para o Zona Azul. O lado merecedor de aplausos é que as restrições ao estacionamento de carros vão incentivar o uso do transporte público. O lado merecedor de críticas é que, apesar de todos os factóides dessas medidas sobre o trânsito, ainda não foi tomada nenhuma atitude na direção da melhoria do transporte público. Se o transporte público da cidade fosse descente e tivesse mais qualidade não seriam necessárias medidas restritivas dos carros, pois os cidadãos optariam naturalmente por ele.

Tal medida restritiva é, ainda por cima, anti-social, pois os ricos têm suas garagens tanto nos escritórios como nas casas, ou seja, não costumam estacionar nas ruas. Talvez seja por isso que Kassab não investe no transporte público, afinal é para os pobres. E onde já se viu pobre querer ir de carro para o Centro!?

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário