segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A gripe de Jack, o Estripador

E a gripe suína, digo, a Gripe Influenza Tipo A (H1N1) continua a solta alavancando venda de jornais e ações da Roche, isso tudo apesar do índice baixo de letalidade (equivalente à gripe sazonal). Então por que tanta histeria?

É o chamado “Efeito Jack, o Estripador”. Em 1888, cinco assassinatos foram cometidos pelo famoso Serial Killer. Obviamente, Jack não foi o primeiro assassino em série, nem o mais letal, porém ficou famoso por ter sido o primeiro a ter cobertura da imprensa. A cada crime de Jack, os jornais estampavam manchetes e reportagens contando os detalhes do fato e das investigações. E a população apavorada morria de medo de ser a próxima vítima. No final das contas, foram apenas cinco assassinatos, mas o pânico foi na cidade inteira.

A Gripe A Influenza H1N1 não é a primeira pandemia, nem mesmo a mais letal, mas é a primeira que tem acompanhamento em tempo real! Se morre um coitado em La Paz, no mesmo minuto os portais de internet divulgam o número atualizado de vítimas (em 12 de agosto eram 1.882), os jornais alardeiam as alternativas para evitar o contágio, o governo adia o começo das aulas e a população fica apavorada! Mas no final das contas, a chance de morrer vitimada pela gripe comum é maior do que pela gripe suína!

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário