domingo, 16 de agosto de 2009

O resultado do nosso voto

No ano que vem o PSDB completará 16 anos dirigindo o Governo do Estado de São Paulo. Em todo esse tempo pouco ou nada se fez nas principais áreas que interessam à população: a Saúde continua um lixo, a Educação é uma vergonha, a Habitação quase não existe e no Transporte só foram implementados pedágios. Com relação ao Metrô, em 16 anos investiu-se muito em propaganda, mas pouco em linhas e estações, de forma que o Metrô de São Paulo está superlotado. Sem se falar no gravíssimo acidente da Linha Amarela (o famoso Buraco do Metrô) que vitimou sete pessoas, mas cujas empresas envolvidas nunca foram responsabilizadas e continuaram participando do contrato.

Na Cidade de São Paulo ocorreu algo parecido. A principal conquista da gestão Marta Suplicy para o Transporte Público foi o Bilhete Único, cujo projeto de integração com o Metrô foi retardado propositalmente pelo então Governador Geraldo Alckmin. Além disso, a Prefeitura tinha como projeto a construção de centenas de quilômetros de corredores de ônibus. Com a eleição do Prefeito José Serra em 2004 as obras dos corredores foram paralisadas e sequer um corredor de ônibus foi construído. Com relação ao Bilhete Único, foi feita uma integração parcial, descaracterizando o benefício já que ao adentrar o Metrô uma tarifa é cobrada. Além do fato de que o período de uso de quatro horas no ônibus foi reduzido para dois. A cidade mergulhou num mar de trânsito poucas vezes visto.

Nas eleições de 2008, um dos principais temas foi o Transporte Público. O suposto Prefeito Gilberto Kassab (DEMo), candidato de Serra, prometeu corredores de ônibus, investimentos no Metrô, aumento do horário do Bilhete Único e mais uma porção de coisas que não fez no primeiro mandato. A população acreditou e ele foi reeleito. Até o momento, as promessas de campanha continuam apenas no discurso.

Apesar de tudo isso, tanto Kassab quanto seu mentor José Serra tem bons índices de aprovação, pois são protegidos pela Mídia (nenhum problema é culpa deles...). Além disso, ambos adoram um projeto marqueteiro, como o Cidade Limpa e a Lei Antifumo. Por mais que sejam boas iniciativas, certamente não são a questão mais importante da Cidade. Porém, a população de São Paulo deve considerar esses factóides mais importantes que o Transporte Público e, por isso, mantém a boa avaliação dos dois. Veremos se até a eleição do ano que vem o Povo acorda!

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário:

  1. Espero que no ano que vem o PT tenha um candidato mais popular do que a Marta para apresentar... Ninguém aguenta mais o PSDB no governo, ou pelo menos ninguém em sã consciência.

    ResponderExcluir