sábado, 4 de abril de 2009

Uma outra visão sobre a Economia

Durante os dias 03, 04 e 05 de abril, a Fundação Mauricio Grabois e o Partido Comunista do Brasil estão promovendo o seminário “Desvendar o Brasil - suas singularidades, contradições e potencialidades”. Trata-se de um evento de altíssimo nível e restrito a apenas 300 quadros políticos do PCdoB escolhidos a dedo. Para saber mais, veja na página do VERMELHO.

Durante a mesa “Padrões de acumulação capitalista no Brasil e o capitalismo brasileiro hoje”, ocorrida na manhã de sábado, o economista João Sicsú, diretor do IPEA fez alguns comentários interessantes.

Ele questionou aqueles pseudo-economistas defensores da diminuição do gasto público do Estado Brasileiro. A economia nacional é composta pelo gasto doméstico (empresarial e dos trabalhadores), pelo gasto externo e pelo gasto público. Segundo Sicsú, a questão é aritmética, pois quando não existe o gasto doméstico e o externo, só resta ao gasto público tentar fazer a economia funcionar.

Além disso, João Sicsú também questionou o Banco Central e sua política de juros altos para conter a inflação. O exemplo que ele deu foi categórico: o COPOM subiu a taxa de juros por causa da alta dos alimentos, mas tal elevação de preços foi internacional de modo que nossa taxa SELIC não teria poder controlar os preços mundiais. A não ser, é claro, que o COPOM queira que o povo pare de comer.

**********

De Cotia-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário