segunda-feira, 13 de abril de 2009

E o final do Embargo?

Qualquer idiota sabe que essa história de multi-lateralismo é uma grande balela. Trata-se de um eufemismo para dizer que o Império Americano vai perguntar antes de atirar. Isso não quer dizer que os EUA vão parar de mandar no mundo e que, se for o caso, vão deixar de invadir e destruir países desafetos. Esse tal de Direito Internacional é apenas um conceito bonito, já que na prática não existe ninguém para obrigar a “comunidade” internacional a cumprir tais regras. No caso dos países que tem poucos soldados, forças armadas mal equipadas e nenhuma bomba atômica, até que uma pressão da ONU (ou melhor ainda, da OTAN) resolve. Mas no caso da superpotência, não tem quem obrigue. Por isso que o multi-lateralismo é uma balela.

Para servir de exemplo, não precisamos falar do Iraque, do Afeganistão, da Sérvia e nem do Vietnã, podemos usar Cuba. Imagine que em 1959, essa pequena ilha latino-americana resolveu derrubar a ditadura que lhe esmagava. Depois desse “crime” terrível, foi expulsa da OEA, sofreu uma tentativa de invasão e está sob embargo há quarenta e oito anos. O mundo inteiro é contra o embargo, mas os EUA mantêm e ponto. Quem é que vai impedir?

Nessa segunda-feira (13/04) o Governo Obama anunciou algumas medidas relaxando a pressão. Sob aplausos do mundo, os EUA mantêm a opressão econômica sobre Cuba, mas agora é uma opressão light! Por que será que a Ilha de Fidel, Raúl e Che incomoda tanto?

**********

De Cotia-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário