sexta-feira, 17 de abril de 2009

As ideologias, as oportunidades e o oportunismo

De fato, existe um setor da imprensa que persegue o poder público. Fazem isso pois são jornalistas formados na lógica neoliberal e acreditam piamente (com todo o caráter ideológico não cientifico de uma crença) que a administração privada vai ser sempre melhor, uma vez que o lucro é o melhor incentivo. Motivados por essa crença, acham que defender o fim do poder público é uma maneira de melhorar o Brasil. No entanto, sua própria motivação já é uma contradição com o argumento, pois afinal, se defendem uma tese por acreditarem ser o melhor para o País, então o lucro não é a principal motivação dos seres humanos ou, caso contrário, estão defendendo uma ideologia (contra o poder público) movidos pelo lucro e não pela defesa do bem comum.

Independente da contradição, a falta de habilidade dos nossos parlamentares é impressionante. Ficam reclamando da perseguição da imprensa, mas não fazem um mínimo esforço para moralizar um pouquinho a situação. Teve um que emprestou o celular do Senado para a filha viajar ao México (a conta ficou em R$ 14.000,00), o outro alugou um jatinho com a cota de passagens e um terceiro emprestou uma passagem do congresso para uma viagem da Adriane Galisteu... Ninguém acha que os congressistas tenham que pagar para trabalhar, ao contrário, já que a luta pela remuneração dos parlamentares é uma bandeira levantada originalmente pela Esquerda (para garantir que os operários pudessem assumir cargos sem morrerem de fome, uma vez os aristocratas e banqueiros não tinham essa problema), mas esse monte de penduricalhos acaba por distorcer a função política.

E o pior, os penduricalhos servem de argumento para a campanha de desmoralização da Política. É interessante como os articulistas que estão tão indignados com a situação do Congresso ainda não citaram que a filha do ex-presidente FHC é lotada no gabinete do Senador Heráclito Fortes (DEM-PI) e recebe sem ir ao Senado. Enfim, já que a imprensa é seletiva em sua indignação, os parlamentares idôneos deveriam aproveitar a onda de denúncias para moralizar a casa.

**********

De São Paulo-SP.

DESENHO: Oscar Niemeyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário