quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Brasil Interrompido

A 1ª Geração do Brasil industrializado foi formada durante a Ditadura Vargas e, por conta disso, era repleta de contradições: democracia/golpismo, soberania/entreguismo, populismo/elitismo... Ainda sim, a característica mais marcante dessa primeira geração foi o amor ao debate e à política, haja visto que, ao chegarem ao poder, criaram muitos partidos, organizaram conspirações, rebeliões e golpes.

A 2ª Geração do Brasil Industrial foi forjada na República Nova, dirigida pela primeira geração, mas livre de suas contradições. Essa geração tinha clareza na defesa da Democracia, da necessidade de um projeto nacional e soberano de desenvolvimento e da importância do caráter popular da sociedade Brasileira. Era uma geração revolucionária composta por artistas que criaram a Bossa Nova, por estudantes que bradaram “O Petróleo é Nosso!” e por trabalhadores que compreendiam seu valor e exigiam seus direitos. Certamente o Brasil teria sido muito grande se essa 2ª Geração tivesse chegado ao poder. Infelizmente não chegou, pois a parte mais atrasada, elitista, reacionária, entreguista e conservadora da 1ª Geração organizou o Golpe de 64 e atirou o Brasil na longa noite de 21 anos de medo e pobreza.

Essa 2ª Geração se perdeu. Impedidos de fazer a política democrática que tanto amavam, foram obrigados a se recolher à vida privada. Nunca chegaram ao poder para implementar seu sonho de Brasil, mas deram corpo e substância ao pensamento intelectual progressista.

O Brasil deles foi interrompido. No seu lugar instaurou-se um País submisso e subdesenvolvido. De todas as violências da Ditadura Militar, essa certamente foi a pior!

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário