sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dinheiro público para a Abertura da Copa do Mundo

Por Marcio TAQUARAL

A crítica ao Estádio do Corinthians está errada. A Cidade e o Estado de São Paulo têm muito a ganhar com a abertura da Copa. Além de empregos, turismo e impostos, trata-se de uma oportunidade de levar algum desenvolvimento para a abandonada Zona Leste.

A Prefeitura de São Paulo ajuda o Corinthians ao doar o terreno e permitir isenção fiscal de 420 milhões de reais. Tal verba poderia fazer muita coisa? Com certeza, mas até hoje não foi feita. Além disso, trata-se de um dinheiro a ser arrecadado na iniciativa privada, ou seja, que não existe no cofre da Cidade. A previsão da consultoria Accenture é que o Município de São Paulo arrecade mais de 1 bilhão de reais em impostos com a abertura da Copa (sem se falar no lucro para o setor privado).

O BNDES vai emprestar 400 bilhões para a construção do estádio do Corinthians. É exatamente para isso que serve o BNDES, para financiar o desenvolvimento Brasileiro. Este estádio vai desenvolver a Zona Leste e a abertura da Copa vai desenvolver a Cidade. E, como é um empréstimo, o dinheiro vai ser devolvido (esperamos...).

O Governo do Estado entrou atrasado na história, mas se dispõe a contribuir com 70 milhões para garantir que o estádio tenha 20 mil lugares a mais durante a Copa (o projeto original prevê apenas 48 mil, insuficiente para a abertura). Neste caso, é uma doação. Não é o ideal, mas é melhor do que a omissão. Sem esses 20 mil lugares, São Paulo não vai sediar a Copa, ou seja, sai mais barato pagar.

Muita gente está criticando as três instâncias governamentais, pois haviam se comprometido a fazer a Copa do Mundo sem dinheiro público. Erraram ao assumir tal compromisso, mas acertaram ao mudar de idéia. Trata-se de um mega-evento que chamará atenção do mundo inteiro, atrairá milhares de turistas, gerará um monte de empregos e engrandecerá o nome do Brasil. Diante disso, é natural que o Estado participe.

Além disso, trata-se de uma oportunidade única para revisar a política urbana das cidades-sedes, para reestruturar nosso sistema logístico de transportes, investir em formação de pessoal e tornar melhor a estrutura do País.

Claro que ocorrerão problemas, mas estes podem ser corrigidos. Fugir da Copa do Mundo por medo de errar é a saída dos covardes. Um País que pretende ser potência mundial não pode se acovardar diante das dificuldades.

**********
De São Paulo-SP.

Um comentário:

  1. Em primeiro lugar o que precisamos no Brasil é segurança, em segundo lugar a saude, em terceiro lugar a educaçaõ, tudo esta um caos é uma vergonha principalmente com a bandidagem que esta solta, quando nosso filhos saem para rua só nos resta ficar rezando, ninguem consulta aos brasileiro o que queremos, quem descide é que esta acostumado a levar vantage!!!

    ResponderExcluir