sábado, 23 de julho de 2011

Cobrando proteção

Por Marcio TAQUARAL

Esses assaltos a restaurantes em Pinheiros e na Vila Madalena são prá lá de suspeitos...

Hoje em dia, com cartão de crédito e débito, os restaurantes (principalmente esses enjoados) não são localis com muito dinheiro. Em suma, além da féria do dia (que nem é das maiores), os ladrões devem lucrar mais uns trocados com o parco dinheiro dos freqüentadores e seus celulares.

Também é estranho que os restaurantes daquela região sejam escolhidos, uma vez que as ruas são estreitas, com muito tráfego e sinais, resumindo, péssimas para uma fuga. Sem se falar no fato de que é um bairro cheio de câmeras e seguranças.

A freqüência também é muito esquisita. Após um crime, o que se espera é que a polícia da região fique mais atenta para ações parecidas. Em geral, eles achacam alguns bandidinhos menores da região e mandam avisar que não querem mais aquele tipo de atividades por ali. É uma espécie de pacto secreto entre o crime e a polícia.

Enfim, são ações muito ousadas e arriscadas, para pouco retorno.

Se o negócio não é muito bom para os ladrões, com certeza é péssimo para os estabelecimentos afinal, a propaganda negativa desses pequenos roubos com certeza afasta os freqüentadores. Ninguém quer sair para jantar e perder a certeira, o celular e, de brinde, ficar sob a mira de uma arma!

Resumindo, essa história toda lembra o enredo daqueles velhos filmes sobre a Máfia, quando o gangster da rua cobrava proteção dos pequenos comerciantes italianos para que nada de ruim acontecesse por lá...

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário