quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aquecimento para a Corrida Eleitoral 2012

Por Marcio TAQUARAL


A disputa pela Prefeitura da Capital de São Paulo começa a tomar forma. Alguns dos competidores já estão em pré-campanha:

A eleição de 2012 é crucial para a consolidação do PSD, novo partido do atual Prefeito, Gilberto Kassab. Apesar de ser o dono da máquina, o partido tem pouca densidade e nomes competitivos. O sonho de Kassab é lançar seu Secretário do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que é do PV.

O deputado federal Gabriel Chalita abandonou o PSB e se filiou ao PMDB à convite do Vice-Presidente da República Michel Temer para ser o candidato do partido. Com isso, o Presidente da FIESP, Paulo Skaf, que fez o mesmo movimento, fica em compasso de espera para a eleição estadual, quando pretende novamente ser candidato a governador.

Falando em PV, Marina Silva e seus amigos abandonaram o partido porque não conseguiram espaço na disputa com o presidente da legenda, o deputado federal José Luiz da França Penna. Ainda que tenha tido 20 milhões de votos, isso pouco reverteu na votação dos deputados federais do PV (que aumentou a bancada em apenas um), ou seja, a cúpula não faz tanta questão de continuar com Marina. Uma vez fora do PV ainda não se sabe o que a turma de Marina Silva vai fazer, mas o circula o boato de que Ricardo Young seria candidato a prefeito em São Paulo. Só não se sabe por qual legenda.

Os petistas estão em disputa interna, como sempre. A candidata mais forte do PT seria a Senadora Marta Suplicy, mas o ex-Presidente Lula embolou a disputa e faz campanha abertamente em favor do Ministro da Educação, Fernando Haddad. O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, seria um nome forte, mas prefere se abster dessa eleição e acumular forças para disputar o Governo do Estado em 2014. Correm por fora (e com menos chance) os deputados federais Ricardo Berzoini, Arlindo Chinaglia, Gilmar Tatto, Carlos Zarattini e Cândido Vaccarezza.

O Vereador Netinho de Paula (PCdoB), com apoio do PDT, também já se prepara para disputar a Prefeitura. Computa a seu favor os 7,7 milhões de votos que recebeu na eleição ao Senado em 2010, tendo ficado na terceira colocação.

No PSDB a disputa interna é ferrenha, mas dissimulada. O Governador Geraldo Alckmin diz que apóia José Serra, que por sua vez nega ter interesse (mentiroso!). Oficialmente, apenas o Secretário Estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, se apresentou para a disputa. É uma candidatura laranja, organizada por José Serra para confundir tudo. Ao mesmo tempo, o deputado federal Ricardo Trípoli, o Secretário Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas e o Secretário Estadual de Energia José Aníbal também se preparam para a disputa.

Fora estes, dificilmente surgirá outro candidato de expressão.

**********
De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário