sábado, 16 de janeiro de 2010

Nos bastidores do poder...

Secretamente no Brasil atuam interesses poderosos. Uma pequena fissura nessa estrutura secreta de poder levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas. Em menos de 24 horas o Supremo Presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes, concedeu dois habeas corpus liberando Dantas. Até ai, poderíamos pensar que é o caso específico de Mendes.

Com o tempo, a situação foi se agravando. Na Polícia Federal o responsável pela investigação de Dantas era o Delegado Protógenes Queiroz, que passou a ser vítima de uma virulenta campanha midiática. O Diretor-Geral da ABIN, Paulo Lacerda, foi afastado de suas funções por ter auxiliado as investigações contra o banqueiro. Posteriormente, o Delegado Protógenes foi afastado das investigações que conduzia e demitido da Polícia Federal.

A última peça da trincheira contra Daniel Dantas seria o Juiz Federal Fausto De Sanctis, que é alvo de uma denúncia no Conselho Nacional de Justiça (presidido pelo Supremo Presidente Gilmar Mendes). O curioso é que a denúncia foi elaborada pelo Deputado Federal Raul Jungmann (PPS-PE)... Desde dezembro, De Sanctis tem sido sistematicamente afastado de todos os processos importantes que julgava (MSI-Corinthians, Satiagraha e agora Castelo de Areia).

Infelizmente, as estruturas poderosas que atuam nas estruturas do Estado Brasileiro são muito maiores do que imaginamos. Gilmar Mendes é apenas a ponta do iceberg...

Um comentário:

  1. Ele foi afastado pelas decisões que ele tomava. Uma delas permitia os investigadores quebrarem sigilo telefônico de todos os brasileiros, wtf? Eu concordo com o trabalho dos caras mas tem que fazer direito.

    ResponderExcluir