sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Informações pela metade sobre a Venezuela

Em geral, as notícias sobre a Venezuela são sempre torcidas e distorcidas. Na crise com as emissoras de TV à Cabo, a notícia tem sido divulgada pela metade e sem algumas informações essenciais. O Presidente Hugo Chávez é fanfarrão, encrenqueiro e não tem muito traquejo político, mas a cobertura que tem recebido da mídia é injusta e mentirosa.

Canais de televisão na Venezuela (como ocorre em qualquer país democrático) são concessões públicas que podem (melhor seria dizer, DEVEM) ser revogadas caso não respeitem as obrigações instituídas em lei.

A lei daquele país determina às emissoras locais que transmitam os pronunciamentos oficiais (como em qualquer outro país do mundo).

A polêmica toda surge porque seis canais de TV à cabo recusam-se a obedecer a lei sob alegação de serem canais estrangeiros. A Lei determina que se 70% do conteúdo for nacional, o canal será considerado venezuelano, independente de estar registrado na França ou ser transmitido a partir de Miami.

Em suma, os canais tiveram sua concessão suspensa por desobediência à lei. Certamente esse tipo de informação faz muita diferença na cobertura do caso.

********

De São Paulo-SP.


FOTO:
http://www.robertamsterdam.com/venezuela/assets_c/2009/04/Hugo-Chavez.htm

Um comentário:

  1. Ué eu li em mais de um lugar que foi fechado pq eles não mostraram o discurso inteiro dele, tá certo.

    O problema mesmo que rolou taquaral era que faltava 3 dias para o final da novela e ele cancelou o canal. (é sério!)

    ResponderExcluir