segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Chile faz gol contra

A vitória do milionário Sebastian Piñera, de Direita, na eleição presidencial do Chile animou os articuladores (também direitistas) do candidato presidencial tucano José Serra (que nas horas vagas é Governador de São Paulo). Segundo eles a eleição chilena seria a derradeira prova de que a popularidade do Presidente Lula não será transferida à candidatura oficial de Dilma Rousseff, afinal, lá no Chile a Presidente Michele Bachelet tinha 81% de aprovação popular e mesmo assim seu candidato perdeu.

Talvez estejam certos, mas essa turma tem que ser menos apressada. Até a Lúcia Hippolito da CBN já alertou que a situação é bastante diferente, já que no Chile a Concertación estava há 20 anos no poder e seu candidato, Eduardo Frei, já havia sido presidente (e é filho de presidente), ou seja, um caso beeeeeem distante do Brasil com a Ministra Chefe da Casa-Civil Dilma Rousseff.

Por outro lado, é mais do que evidente que a transferência de votos não tem sido tão “automática” quando esperavam os governistas, afinal Lula tem quase 90% de aprovação e Dilma patina em segundo lugar sem sequer ultrapassar a marca histórica da Esquerda (que sempre começa uma eleição em torno de 30%). Mas ainda é cedo para Serra cantar vitória, já que no Brasil existe sim o costume de eleger um desconhecido com base na popularidade do antecessor: foi assim com Itamar-FHC na Presidência em 1994, foi assim com Quércia-Fleury no Governo de São Paulo em 1990 e foi assim com Maluf-Pitta na Prefeitura de São Paulo em 1996.

Tomara que o resultado das eleições presidenciais Brasileiras sejam bem diferentes das chilena!

**********

De São Paulo-SP.

FOTO: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/01/100118_chilediscursocarmo.shtml

2 comentários:

  1. Me pareceu boa a alternância do poder depois de tanto tempo. Ao ouvir os dois candidatos após o resultado, pareceu um exemplo de democracia.

    ResponderExcluir
  2. A alternância é boa dependendo da figura. Se for para alternar para pior, melhor ficar como antes! No caso de Piñeira, como a foto ilustra, trata-se de um apoiador do Pinochet, ou seja, o contrário de democracia!

    ResponderExcluir