domingo, 24 de janeiro de 2010

Imperialismo à Brasileira?

Existe um setor engraçado da Esquerda que considera a missão da ONU no Haiti como uma ação do Imperialismo Brasileiro. Logo o Brasil, um país que sempre esteve de costas para a América Latina... O grito de guerra dessas pessoas curiosas era o seguinte: “Fora já! Fora já daqui! O Bush do Iraque e o Lula do Haiti!”. (será que atualizaram a música após a posse de Obama?)

Apesar da incrível criatividade, esse pequeno setor da Esquerda não faz uma análise muito real da situação haitiana. A crise neste pequeno país caribenho explodiu com a renúncia (?!?) do Presidente Jean-Bertrand Aristide, que por sua vez alega ter sido seqüestrado pelas forças armadas dos Estados Unidos e forçado a se exilar.

Após isso, a ONU decidiu enviar uma força de paz. Na ocasião, os Estados Unidos e a França disputavam para decidir qual deles iria liderar a força de paz, ou seja, quem deles retomaria a colônia rebelde. Exatamente para impedir essa atitude imperialista, o Brasil foi escolhido para liderar a Força de Paz.

Depois do terremoto que devastou a capital Porto Príncipe, os EUA deixaram de fingir suas pretensões sobre o Haiti e já desovaram 10 mil soldados a título de ajuda humanitária (tem gente que fala que o total poderá chegar em 20 mil). Os americanos, que já controlavam o aeroporto do país, já tem mais tropas que Força de Paz da ONU (7 mil).

Será que a melhor opção antiimperialista será a saída do Brasil do Haiti para que o país caia oficialmente nas mãos dos americanos?

**********

De São Paulo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário