segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pra que serve o Fórum Social Mundial?

Sem querer diminuir a importância do Fórum Social Mundial, trata-se de um espaço muito limitado de atuação política. A idéia inicial era contrapor-se ao Fórum Econômico Mundial, realizado anualmente em Davos na Suíça. Ao chamado da primeira edição do Fórum Social atenderam diferentes atores: desde partidos e forças políticas de Esquerda, movimentos sociais de diferentes matizes (estudantil, sindical, sem-terra, indígena etc), ONGs progressistas, ecologistas e a lista segue...

Atores tão diferentes só poderiam ter opiniões diferentes sobre como o Fórum Social deveria ser conduzido, polarizando principalmente duas teses: de um lado as forças políticas e movimentos sociais propunham que o Fórum em um espaço mais político; de outro as ONGs propunham que o Fórum se estabelecesse apenas como um “espaço de debates”. A tese das ONGs foi a que prevaleceu.

É importante compreender a conjuntura em que prevalece essa decisão sobre o caráter do FSM. A primeira edição ocorreu ancorada nas centenas de manifestações que ocorriam em todo o mundo contra o neoliberalismo e foi realizada alguns meses antes do ataque ao World Trade Center. Após o 11 de setembro, a política externa americana liderada por Bush mostrou claramente que no mundo havia um Império e que este não tinha dúvidas na hora de se fazer obedecido. O efeito psicológico de um mundo de trevas fortaleceu o setor que propunha um Fórum Social limitado e bem comportado. Nos anos seguintes, ocorreu na America Latina a chamada onda vermelha, quando vários governantes de Esquerda chegaram ao poder. Todos pela maneira eleitoral, diga-se de passagem. Mais uma vez o efeito psicológico foi evidente: outro mundo era possível, mas dentro da lei e da ordem.

Resumidamente, o Fórum Social Mundial é um espaço muito importante, que marca decisivamente um contraponto social contra a visão corporativa do Fórum Econômico de Davos. Mas não passa de um espaço para debates com pouca função política na luta dos explorados contra os exploradores.


FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2010
De 25 a 29 de janeiro em Porto Alegre.
* Para celebrar os 10 anos do evento, ocorrerão outros 27 eventos em todo o mundo.

**********

De São Paulo-SP.

Um comentário: